4 de agosto de 2007

Gestão do conhecimento em Marketing

O conhecimento faz parte do quotidiano das pessoas, saber geri-lo corretamente é fundamental e traz inúmeros benefícios para as organizações que optam por conhecer adequadamente seus colaboradores.
Com os avanços tecnológicos, em especial o desenvolvimento da internet, pode-se perceber claramente as vantagens de se compartilhar o conhecimento adquirido ao longo dos anos, da mesma forma com que cada um pode trazer suas experiências únicas e bastantes ricas, há o desejo natural de buscar novos conhecimentos.
O conhecimento é um dos grandes diferenciais em que as organizações podem investir, transformando um aprendizado ou especialização em uma experiência mais profunda e que traz resultados mais positivos para aquelas organizações que tem o hábito de compartilhar informações e trabalhar com times muito bem entrosados.
A capacidade de desenvolver os times dentro de uma organização pode ser utilizada para agregar mais valor aos produtos e serviços ofertados aos consumidores.
Dentro das diferentes formas de conhecimento é possível perceber que o coletivo sempre se sobressai quando comparado ao conhecimento individual, porque o número de informações é muito maior, as experiências trocadas entre as pessoas são motivadoras de novas idéias e pensamentos e o conhecimento é somado quando muitas pessoas se reúnem para discutir um determinado tema.
Com o advento da internet a troca de informações tornou-se mais constante, inúmeras formas de se explorar o conhecimento são utilizadas e até mesmo a colaboração das pessoas, em grupos ou comunidades, acaba criando espaços onde o principal objetivo é compartilhar o conhecimento com as demais pessoas.
Mesmo assim deve-se sempre estar atento às fontes utilizadas, pois as informações são interpretadas de maneiras diferentes pelas pessoas e o seu nível de conhecimento interfere diretamente nesta interpretação.
Uma das formas que pode ser citada, como um espaço criado para compartilhar conhecimento, é a Wikipedia, uma enciclopédia virtual elaborada por uma comunidade interessada em dividir seu conhecimento com todos, e que recebe a colaboração de muitas pessoas diariamente, atualizando suas informações em um tempo muito menor do que uma mídia impressa, mas ainda assim sua consulta requer alguns cuidados quanto às fontes utilizadas.
Como é possível perceber, o conhecimento requer estudos aprofundados, experiências diferenciadas e a prática do pensar, por este motivo é fácil entender a preocupação atual de muitas organizações com relação ao conhecimento de cada colaborador, pois este conhecimento pode trazer inúmeras oportunidades ao enxergar o mundo por uma perspectiva diferenciada.
A grande procura das organizações, especialmente para manter o conhecimento dentro de suas paredes, pode trazer pontos positivos e negativos, sendo que os positivos recaem sobre a possibilidade de encontrar soluções mais rápidas, novas aplicações para um determinado produto ou serviço e até mesmo desenvolver todos os colaboradores e leva-los a um nível de conhecimento maior, por outro lado às experiências fora da organização podem agregar muito mais valor ao que já existe dentro da empresa, mas em dado momento alguns gestores podem limitar ou eliminar o uso de informações que venham de outro lugar, ao invés da organização.
Gerenciar adequadamente o conhecimento requer muita atenção, pois em um certo momento alguém pode reduzir o número de informações que passa aos demais ou então os rumos da ampliação do conhecimento já obtido podem ser diferentes dos objetivos iniciais, gerando dúvidas quanto à sua validade ou veracidade dos fatos.
Depois que uma organização implanta um processo de gestão do conhecimento deve haver um compromisso entre todas as pessoas, trocar mais informações, auxiliar os demais com determinados aprendizados e partir em busca do desenvolvimento individual em favor do coletivo.
O maior conhecimento não é aquele que está guardado em um banco de dados ou na mente de uma única pessoa, mas sim aquele que a cada dia ganha mais informações e se amplia constantemente.
Fazer a gestão do conhecimento requer muita sabedoria, conhecer o caminho a ser seguido e quais são os pontos principais para se alcançar o êxito, para então atingir o sucesso, demonstrando que a reflexão e os estudos agregam muito mais valor a uma simples informação.
Enquanto o conhecimento puder ser gerido em favor de todos há uma grande possibilidade de se ampliar fronteiras e traçar novos caminhos para cada pessoa, melhorando continuamente e praticamente eliminando as barreiras entre as diferentes formas de conhecimento que cada área têm e que permite fortalecer todos os campos diariamente.