18 de agosto de 2007

Comunicação e criatividade em Marketing

Sempre há mais de uma maneira de se encontrar soluções, mas em certos momentos a falta ou a falha na comunicação pode levar a acreditar que só há um caminho para percorrer, talvez seja por isso que algumas empresas acabem perdendo seu poder criativo.
A criatividade sempre dependerá, no mínimo, de duas pessoas, mesmo que você pense que a idéia é sua, deve-se lembrar que em algum momento alguém lhe ensinou a falar, a ler, a escrever, também deve lembrar que o material utilizado para guardar a idéia foi produzido por alguém, e que quanto maior o número de informações, naturalmente disponibilizadas por outra pessoa, maior o seu acerto.
Algumas pessoas tendem a deixar para trás tudo o que aprendem durante a vida, como se um conhecimento suplantasse outro, mas em muitos casos a simplicidade é um dos fatores que direcionam à solução e ao êxito.
Com a aplicação de diferentes conhecimentos, o que pode exigir um número maior de pessoas, pode-se aprofundar muito mais a idéia, observar por perspectivas diferenciadas e que encontram pontos que podem ser melhorados.
A forma como a comunicação pode interferir diretamente na criatividade é percebida em momentos como uma apresentação de projeto, em um esboço inicial das idéias, na forma como uma conversa é mantida sobre o assunto e que permite esclarecer ou aumentar certas dúvidas.
Comunicar-se de forma verbal exige tempo disponível, dentro das organizações o tempo fica reduzido ao não haver organização e planejamento na execução de tarefas, e talvez por isso a criatividade dos colaboradores acabe engavetada.
As melhores idéias são aquelas em que houve uma pesquisa, o achar não conta, o que vale realmente é pensar, conhecer melhor o que é necessário para produzir um produto ou serviço, da mesma maneira pode-se melhorar um processo, e nada melhor do que ter em mãos um breve histórico de dados, analisar corretamente os caminhos enquanto já pensa na funcionalidade futura após implantar ou modificar uma etapa.
Pode-se dizer que para você criar mais é necessário filosofar, o que leva a encontrar formas diversificadas e inovadoras para lidar com um assunto comum, sem esquecer que ao lado sempre há alguém que irá ajudar a construir um conhecimento maior, pois todas as pessoas possuem conhecimentos distintos, mas que em alguns casos são deixados longe porque não pertencem a esta área.
Quanto mais pessoas conhecerem as idéias e compreenderem adequadamente, melhor, na verdade a troca de informações entre as pessoas sempre enriquece qualquer projeto.
Na Grécia antiga as pessoas já diziam que não há mais nada para ser inventado no mundo, mas nada impede que você pegue um conhecimento comum e aplique em novas áreas, produtos, serviços etc.