19 de agosto de 2007

O Marketing dos concorrentes das organizações

Todas as organizações são influenciadas pelos concorrentes, mesmo que alguém dentro da organização ache que sua empresa está muito bem, porque é líder ou a maior, mas que pode ser este o início do crescimento dos concorrentes naquele mercado específico.
Estar atento às mudanças do mercado pode evitar que o achar tome conta da organização, mas que também traz novas perspectivas, e existem muitas histórias onde o grande líder de mercado ou a empresa indestrutível foi suplantada por uma nova necessidade do mercado ou mudança tecnológica.
Em alguns casos a mudança dos hábitos e costumes dos consumidores é a grande referência para se pesquisar novamente o mercado, conhecer os motivos que levam a mudar de um produto para outro, e então entender quais serão as decisões a serem tomadas dentro da empresa.
Um dos pontos mais interessantes de se notar é que as empresas que foram surpreendidas sabiam o que a concorrência estava fazendo, chegaram a entrar em contato com o novo produto, mas sempre disseram "qual é a pessoa que vai usar isto", esta frase também é usada por aqueles que tendem a não compreender muito bem uma nova idéia.
Para um mercado em constante crescimento, de tecnologias, conhecimento, interação entre países, parcerias etc., podem ser encontradas soluções mais simples, chegar a um produto inovador antes dos concorrentes, logicamente aliando perfeitamente a pesquisa e os conhecimentos distintos que existem dentro da organização.
Mas sempre existe um ponto que pode atrapalhar tudo, achar que se é muito melhor que os outros, esquecer que antes de correr você precisou caminhar, e que para caminhar teve que aprender a se equilibrar sobre as pernas, o que não descarta a sua capacidade de ser muito bom em algo, mas que sempre pode melhorar e aprender muito mais.
Em uma organização são muitos os fatores que influenciam seu desempenho e crescimento no mercado, a globalização pegou algumas empresas desprevenidas, e isto ocorre quando você se acha maior do que os outros e que não precisa olhar para fora da organização.
A cultura influencia diretamente estes aspectos, em algumas empresas pesquisar é jogar dinheiro fora, a empresa já conhece o mercado e sabe que o mercado não vai mudar tão rapidamente assim, e também ocorre com as pessoas, que acabam esquecendo que o aprendizado é diário, contínuo e sempre traz conhecimentos, da mesma forma com a qual elas dividem o que tem de melhor.
Algumas organizações tem como maiores concorrentes a si próprias, esquecem de pesquisar, de atualizar seu conhecimento, de aprender novos caminhos e de permitir que as pessoas possam aplicar seus conhecimentos distintos dentro dela.