20 de agosto de 2007

Mercados, concorrentes e estudos em Marketing

Avaliar a concorrência é um ponto comum às organizações que investem em pesquisas para tomar decisões, o que traz benefícios e permite compreender melhor os passos dos concorrentes.
As pesquisas trazem para dentro da organização dados que, quando bem estudados, passam a ser informações preciosas, da mesma forma com que os seus concorrentes estudam a sua organização diariamente, você também o faz de diversas formas e assim tem um controle maior das ações e reações do mercado.
Somente a pesquisa não trará as respostas necessárias para se elaborar uma estratégia, é de suma importância que o conhecimento de cada pessoa seja utilizado para que todas as áreas da organização conheçam o foco e busquem informações que complementem as estratégias individuais de cada área, sem deixar que a estratégia da organização acabe deixada de lado.
Um fator interessante é que algumas organizações tendem a copiar o que o concorrente faz, esquecem de que cada empresa é única, que as pessoas têm uma cultura diferente, que o ambiente interno é outro e comprovam que desconhecem completamente a própria organização.
Naturalmente o fato de copiar os concorrentes traz muitas dificuldades para a organização, pois a mudança exigida neste processo traz efeitos inesperados em todas as áreas, pois os processos estão dispostos de forma coerente para a sua organização e perdem completamente o sentido quando jogadas em outra empresa.
E então você acaba percebendo que todo o conhecimento da sua organização foi deixado de lado, toda a estrutura perdida e a motivação das pessoas acaba.
O melhor a se fazer é sempre estudar o mercado, conhecer quem são os concorrentes, elaborar uma boa cadeia de valor com seus fornecedores, distribuidores etc., com a intenção de buscar a melhoria contínua diariamente, aperfeiçoando processos, melhorando os produtos e serviços, da mesma forma com a qual dá aos seus colaboradores um ambiente propício ao crescimento individual e coletivo.