6 de agosto de 2007

Criar ações de responsabilidade social em Marketing

Criar ações de responsabilidade social pode trazer muitos benefícios para as organizações, gerar um ambiente muito melhor para se trabalhar e dar uma oportunidade aos colaboradores de realizar alguns de seus sonhos.
Logicamente você pode pensar que algumas empresas utilizam a responsabilidade social para melhorar sua imagem, e isto ocorre realmente, como também há organizações que buscam devolver a sociedade parte do que obtiveram.
Ainda assim você pode imaginar que os sonhos não podem ser realizados através destas ações, mas quando você e um grupo de pessoas toma a iniciativa de realizar uma ação está melhorando sua própria motivação, você se sente mais ativo e conquista um auto-conhecimento muito maior, aprendendo muito mais do que imagina.
É natural que haja um reflexo das ações na imagem, pessoal ou da organização, mas este compromisso é muito maior do que alguns imaginam.
Uma organização pode motivar-se a realizar ações junto a comunidade de inúmeras formas, logicamente existem organizações que desenvolvem projetos com uma visão de longo prazo, pois sempre há um reflexo no futuro das pessoas e da organização.
Os caminhos utilizados para criar um ambiente mais favorável são definidos em um bom planejamento, e sempre devem iniciar suas ações dentro da organização, pelo simples fato de que uma organização, assim como as pessoas, só pode dar o que tem, ou seja, para implantar uma ação de responsabilidade social é necessário que a organização tenha consciência do que é realmente ser responsável.
Em muitos países a cobrança da sociedade por ações de responsabilidade social são muito grandes, bem como a ação das organizações em desenvolver projetos que se tornem auto-sustentáveis, porque a empresa não é dona do projeto, ela simplesmente viabiliza os meios para a sua execução.
Dentro das responsabilidades de cada ação é visível que a organização tenha um compromisso muito forte com o desenvolvimento do projeto, o que leva algumas empresas a omitir seus nomes e acompanham o crescimento e a vida dos projetos.
Mesmo assim é claro que a primeira ação de responsabilidade social seja implantada dentro da organização, nada mais justo do que você melhorar o ambiente interno para que aqueles que contribuem diariamente com a organização possam receber atenção e sentirem-se devidamente valorizados pela empresa onde se encontram.