7 de agosto de 2007

Mudanças e integração em Marketing

Lidar com as inúmeras escolhas do dia a dia dentro de uma organização faz com que você tenha que priorizar algumas delas, sem que as demais decisões deixem de ser importantes, mas tomar conhecimento da urgência correspondente a cada momento.
Com as facilidades que a internet trouxe, principalmente quanto a comunicação interna das organizações, permite compreender o quanto pode ser feito quando há um bom planejamento e organização.
Todos os assuntos dentro de uma empresa são importantes, mas a necessidade real de uma informação, ou se preferir, sua urgência, é realmente o que pode determinar o desenvolvimento dos colaboradores e da própria organização.
Diariamente todas as pessoas têm escolhas a fazer, você mesmo precisa definir inúmeros pontos, como se fosse um passo a passo, ligando-os e trocando informações com os demais, pois a tarefa que você executa interfere diretamente no trabalho dos demais, assim como o trabalho deles contribui diretamente para o êxito do seu.
Mesmo assim muitas escolhas são realizadas de forma errada, apenas uma área é convocada em uma reunião, ou então as pessoas enviadas para esta reunião não estão preparadas para auxiliar a tomar decisões em conjunto.
Também pode-se notar que os trabalhos realizados em times permitem alcançar o êxito com maior facilidade, uma vez que toda a organização está preparada para funcionar em um ciclo e sabe que todas as decisões devem ter como foco o conjunto.
Algumas organizações já conseguem enxergar as oportunidades criadas ao eliminar as paredes invisíveis dentro da organização, o que mostra que as guerras entre os diferentes departamentos é uma visão distorcida da realidade e traz muito mais perdas para todos.
Com o passar dos anos as organizações tendem a mudar os modelos de gestão, principalmente porque as pessoas estão cada vez mais informadas, possuem um grau de instrução mais elevado e transformam a forma de administrar a organização.
Assim como as pessoas sempre estão desenvolvendo novas habilidades e melhorando o que possuem de mais forte, é natural que as organizações saibam trabalhar integradas quando têm em sua cultura o hábito de encontrar soluções úteis conjuntamente.
A integração é parte de um processo muito profundo e que gera muitos resultados positivos para a organização, principalmente para seus colaboradores, quando estes sentem-se realmente integrados e compartilham muitas informações, o que faz refletir sobre as melhores maneiras de se estabelecer um planejamento que integre todas as áreas de uma empresa.