1 de agosto de 2007

Pesquisa de novos mercados em Marketing

Antes de entrar em um novo mercado é altamente indicado realizar uma pesquisa, conhecer o seu funcionamento, suas leis, o comportamento do consumidor e seus costumes.
Mesmo assim é possível que hajam dificuldades em colocar seus produtos ou serviços neste mercado, o que, inicialmente, é muito comum e faz parte também da cultura diferente que está se inserindo em um novo ambiente.
Em muitos casos os investimentos realizados em pesquisa podem apontar que um mercado não é atrativo, que seus consumidores, bem como seus hábitos e costumes, dificilmente aceitarão um produto estrangeiro em suas prateleiras.
Também é possível que a aceitação dos novos produtos seja muito positiva, desde que os estudos de mercado e suas pesquisas sejam bem executadas, que seus consumidores obtenham o maior número de informações possíveis e possam testar os produtos.
Em certas situações é possível perceber como a pesquisa pode ser fundamental para a escolha de um novo mercado, de acordo com a cultura do país, região ou cidade, é possível adequar a comunicação, realizar mudanças em embalagens ou mudar o nome do produto.
As pesquisas acabam apontando quais são as melhores estratégias que serão utilizadas para entrar neste novo mercado, também trazem dados que, muitas vezes, não são percebidos pela concorrência, permitindo encontrar uma grande oportunidade.
Da mesma forma que um mercado novo pode ser muito bem-vindo, há riscos que não são visíveis em pesquisas, como algumas leis específicas, políticas de governo etc.
Sempre que um novo mercado for procurado, existem cuidados que devem ser tomados, pois nem todas as pessoas do mundo estão interessadas no produto que você oferece, mas sempre há um consumidor para ser atendido.
Com a grande quantidade de pesquisas realizadas pelas organizações, percebe-se também que em alguns casos o seu uso efetivo é minimizado, pois para algumas pessoas as respostas não eram as esperadas, o que não é uma completa verdade, em muitos casos o maior problema é justamente a elaboração das questões, que, aliadas ao público-alvo errado acabam distorcendo o cenário.
Mas uma coisa é certa, enquanto uma organização puder realizar pesquisas antes de entrar em um novo mercado, é praticamente certo que sua decisão será muito mais precisa e correta, pois nem sempre é viável entrar em um mercado pura e simplesmente com a intenção de ofertar produtos sem saber se o consumidor realmente os deseja.