5 de agosto de 2007

Relacionamentos em Marketing

Estudar o mercado possibilita à organização encontrar novas oportunidades, principalmente ao realizar pesquisas com seus consumidores e ao manter um bom relacionamento com seus clientes, mesmo assim os concorrentes podem encontrar caminhos diferentes e obter vantagens competitivas, o que traz para a sua organização a necessidade de conhecer novos desejos e atender adequadamente ao consumidores.
A fidelização dos clientes faz parte de um processo de longo prazo, um consumidor que adquire os produtos ou serviços de uma empresa pela primeira vez não é fidelizado, mas este primeiro contato pode ser transformado de maneira a tornar-se o passo mais importante.
Com a concorrência e os produtos cada vez mais iguais, pode-se dizer que o atendimento determina como será a relação do consumidor com a empresa, na verdade você sempre ouve que a primeira impressão é a que fica, então nada mais natural do que estuturar a organização para dar ao consumidor um ótimo atendimento.
Um dos melhores caminhos para se ofertar um atendimento mais apropriado é justamente treinar seus colaboradores, sem esquecer que as pessoas só podem ofertar aos outros aquilo que já possuem.
A capacidade de enxergar as necessidades de um cliente são necessárias para todos os vendedores, alguns desejam não ser atendidos por uma pessoa, preferem buscar seus produtos e passar no caixa, outras pessoas buscam o contato com um vendedor, desejam obter mais informações sobre o produto e sentem-se mais confortáveis quando mantém um contato com outra pessoa.
Cada consumidor tem uma necessidade diferente de atendimento no momento em que entra em uma loja, portanto é fundamental que a equipe de vendas saiba exatamente como agir com cada indivíduo.
Por mais que uma organização treine seus colaboradores, oferte os melhores produtos e atenda seus consumidores corretamente, sempre existem variáveis que estão fora do controle da organização, como por exemplo a opinião de amigos e a facilidade com que as informações sobre o produto são encontradas.
As organizações tendem a exigir um tratamento diferenciado quando estão em contato com seus fornecedores, pois dependem destes para produzir e ofertar seus produtos e serviços, o que leva a lembrar que o relacionamento é uma longa cadeia, que envolve todos os colaboradores e fornecedores.
Sempre que uma organização esquece de olhar um dos elos de sua cadeia de valor, perde seu foco e transforma um bom relacionamento em uma situação instável, algo que hoje, com as inúmeras possibilidades de escolha do consumidor, é inaceitável e prejudica o crescimento da organização.
Sem consumidores a empresa não conseguirá se manter no mercado, o relacionamento com o consumidor é um dos pontos que dá a oportunidade da organização se manter viva e com capacidade de atender aos desejos deste consumidor.
E para que o relacionamento com os clientes seja exemplar é necessário um bom exemplo, pois os gestores são os primeiros a definir qual será o modelo de relacionamento que haverá com o consumidor, e não há como exigir o que não se pode dar.