6 de maio de 2013

A comunicação com o cliente alinhada com a personalidade organizacional em Marketing

A melhor mensagem que uma organização pode enviar é aquela que chega até seus clientes, partindo do estudo e análise de qual meio, veículo ou canal está nas mãos deles, criando uma conexão muito mais profunda e direta entre a empresa e as pessoas, além de conta com a linguagem adequada.
O efeito de uma mensagem de uma empresa para seu consumidor só faz sentido quando compreendida por ele, algo que exige da organização um autoconhecimento que torna viável buscar uma evolução que não inclua ruídos na sua conversa com os clientes.
Mas isto só existe dentro das organizações inteligentes, que não abordam somente o presente, trazendo toda a história da empresa em suas mensagens, aproveitando-se da fidelidade que o cliente oferece à organização e da relação da personalidade dos produtos e serviços produzidos.
Só que uma empresa não pode simplesmente deixar a sua comunicação com o cliente nas mãos daqueles que não conhece sua história, quem é seu consumidor, que linguagem usar, qual é a personalidade da empresa e como o cliente receberá uma possível mudança.
Mas muitos poderão achar que tudo sempre deve mudar, esquecendo-se de que o cliente já tem em sua mente uma personificação da empresa, ela deixa de ser uma edificação para se tornar uma pessoa, e então a imagem gravada na memória do cliente é reflexo do comportamento da organização, fato que gera a alma da empresa e pode evoluir, mas não mudar de rumo de repente.
Isso coloca em evidência a preocupação da empresa sobre sua imagem na mente do cliente, e a personalidade se destaca positiva ou negativamente, o que atrai ou afasta consumidores, mas que pouco influencia quem apenas produz, pois até o cliente trata aqueles produtos e serviços como a última opção, então não faz diferença a constante mudança da empresa em suas maneiras de se comunicar.
Porém é necessário que as organizações inteligentes não se deixem levar por modismos irrelevantes, pois ao perderem a sua personalidade terão uma perda considerável em sua imagem, que não ficará apenas arranhada como servirá como incentivo à migração para seus concorrentes.
Então as organizações comuns seguem irrelevantes no mercado, o consumidor só as busca quando necessita de algo corriqueiro e que não interfere na relação que o cliente tem com suas empresas preferidas, mas isto é um sinal de que a maioria das empresas sequer sabe quem são, tampouco farão com que as organizações melhor posicionadas se sintam ameaçadas a ponto de jogar no lixo toda a sua tradição e relacionamento com o consumidor apenas para estar na moda.
Desta maneira as organizações podem buscar novos meios para se comunicar com o consumidor, mas se não houverem estudos, análises, planejamentos e conhecimentos envolvidos, de nada adiantará a empresa estar presente em todas as formas de comunicação, pois o resultado será pífio e manchará a imagem organizacional de tal maneira que servirá como piada para a concorrência.
Por outro lado é preciso que a empresa não fique parada no tempo, e isto não significa sair desesperadamente atrás de qualquer cliente, praticamente obrigando-o a aceitar a mensagem e deixando evidente que o consumidor não deve sequer olhar mais para os produtos e serviços daquela empresa, pois a personalidade da organização e o seu relacionamento com os clientes foi totalmente ignorado e a empresa coloca à mesa todas as evidências que não conhece seu público-alvo de verdade.