20 de julho de 2013

Marketing no desenvolvimento do relacionamento e estabelecimento da parceria entre empresa e cliente

Empresas desesperadas não querem clientes, mas buscam continuamente uma nova fonte de dinheiro para coletá-lo e depois largar a pessoa que o deu, funcionado meramente como produtora de problemas ao invés de soluções, deixando consumidores insatisfeitos e prejudicando o desenvolvimento de mercado.
O despreparo da maioria das empresas reside na mera ação de coletar dinheiro no mercado sem oferecer nada significativo em troca, deixando a desejar em todos os critérios, utilizando-se de artimanhas para ludibriar consumidores no menor tempo possível e em um volume cada vez maior.
Só que o mercado não é composto exclusivamente por estas empresas, e sempre é possível encontrar organizações que não querem atender a todos os clientes do mundo, mas sim de um público-alvo bem segmentado e atendido.
Então as ações destas empresas não são focadas exclusivamente no lucro, mas transformam este mesmo lucro em uma consequência de seu trabalho, das inovações que entregam aos clientes e do relacionamento interno de seus colaboradores que permitem que os consumidores sejam bem atendidos, o que é cada vez mais raro e faz sentido pela ausência de consciência que se expande rapidamente e gera pessoas que acham que tudo é descartável, inclusive pessoas.
E mesmo assim ainda é possível perceber que este modelo não alcança as pessoas e empresas inteligentes, pois ambos trabalham em parceria para tornar reais os desenvolvimentos e inovações, enquanto que do outro lado há a cultura de se culpar o outro por aquilo que se deixa de fazer.
Isso também mostra que a preguiça mental das pessoas favorece as empresas que têm como objetivo enganar os clientes, e como as organizações são formadas pelas pessoas, tudo se transforma em um processo de uso e descarte excessivo e natural.
Desta maneira o relacionamento com o cliente é inviável, ainda mais quando as pessoas são incapazes de prestar atenção umas nas outras, e é isto que eleva a insatisfação dos consumidores, pois os funcionários de uma empresa querem que suas vontades sejam feitas quando o cliente entra em contato com a empresa, e não que os consumidores sejam bem atendidos.
Este modelo, tão comum na atualidade, é exclusivamente baseado em produção sem o mínimo de qualidade, então o vendedor empurra um produto ou serviço que o cliente não deseja, esconde informações cruciais do consumidor e tenta levar vantagem em tudo, sempre dando um jeitinho para que do outro lado do balcão mais um otário entregue seu dinheiro.
Por estes motivos muitas empresas vivem reclamando eternamente que seus clientes não são bons, pois se a empresa não presta o seu consumidor estará no mesmo nível, da mesma maneira que seus colaboradores serão incapazes de fazer algo certo, criando um ciclo vicioso que se baseia em engôdos mútuos que servem de base para me engana que eu gosto elevado ao nível máximo, quando é mais simples atender bem um cliente que lhe trará informações e oportunidades relevantes para um encontro futuro que deixará ambos os lados satisfeitos.