Empresas devem lidar com soluções em tempo integral, seja através daquelas já em produção, seja quando surgem novas oportunidades para se inovar.
Toda empresa deve nascer sob o foco da inovação e geração de soluções para seus clientes, levando-se em conta todo o potencial criativo de seus colaboradores e as oportunidades encontradas por meio de estudos e pesquisas.
Obviamente é preciso que toda a empresa esteja alinhada sob o mesmo foco, e que este aponte para o desenvolvimento de soluções, dando a seus colaboradores a oportunidade de participar da criação e geração de ideias.
Com esta linha de ação é possível observar que as melhores empresas sempre se permitem criar soluções de maneira contínua, analisando dados, interagindo com seus clientes e dando aos colaboradores uma liberdade que se encaixa plenamente na área em que a empresa atua.
Mesmo assim é necessária a delimitação de ideias, tendo um espectro que fique dentro da capacidade produtiva da empresa, para que a ideia não seja descartada assim que nasce, colocando em questão uma linha mais precisa na hora da proposta inovadora das soluções criadas e percebidas pelos colaboradores.
Logicamente já existe um perfil alinhado entre a criação das soluções e sua aplicabilidade por parte dos colaboradores, mas em certos momentos o que surge se distancia um pouco do negócio da organização, e para que esta ideia não morra repentinamente é necessário que mais estudos sejam feitos e apontem a viabilidade imediata, futura ou inexistente.
Neste mesmo sentido é possível fazer uso do máximo de conhecimentos diferenciados das pessoas, criando e recriando soluções que sejam eficazes e ao mesmo tempo simples, sem que para isso percam aspectos complexos.
Então cada tomada de decisão não é mais isolada, passando a conectar todas as áreas, direta e indiretamente, abrindo os canais de comunicação da empresa para a colaboração entre todas as pessoas e áreas, com a finalidade de entregar ao consumidor mais do que um produto ou serviço.
Sendo assim todas as experiências anteriores já fortalecem o potencial criativo, deixando que a percepção das pessoas fique mais aguçada quando existe um tempo dedicado às pesquisas, estudos e trocas de ideias internas, aproveitando-se também dos treinamentos efetuados pela organização, que passam a render novas percepções, aperfeiçoamentos e conexões entre as pessoas e suas respectivas áreas.
Desta forma a complexidade em conectar ideias e áreas é reduzida ao ponto em que todos sabem que são participantes ativos na construção dos produtos e serviços que chegam aos clientes, tendo como foco a solução disponibilizada e que gera a satisfação e abre caminho para outras inovações e desenvolvimentos posteriores.