8 de julho de 2013

Diferenciação da cultura organizacional no desenvolvimento de inovações dos produtos e serviços em Marketing

Conhecer a capacidade produtiva organizacional revela aos colaboradores quais oportunidades já foram aproveitadas, quantas estão em andamento e como as inovações podem fazer do futuro um terreno muito fértil e que se encaixe na cultura de oferta de soluções aos clientes das empresas inteligentes.
Existem empresas que se conhecem profundamente e disponibilizam a seus colaboradores o máximo de informações relevantes para suas atividades, criando assim um desenvolvimento contínuo que se baseia na inovação viável e estruturada de soluções.
Também é evidente que toda a empresa tem como maior diferencial a comunicação que traz sempre a oportunidade de se inovar na concepção de um produto ou serviço, revelando um alto nível de investimentos em treinamentos de colaboradores com o foco assertivo do desenvolvimento de habilidades, enquanto que os concorrentes medíocres ficam adestrando seus colaboradores para que só saibam as mesmas coisas que não oferecem qualquer diferenciação no atendimento em qualquer nível hierárquico da empresa.
Por isso os consumidores ficam presos às âncoras de certas empresas que coisificam pessoas e sequer são capazes de lidar com um treinamento direcionado às habilidades individuais, achando que todos, sem exceção, só devem possuir um único conhecimento, e que este conhecimento só existe porque a empresa o produziu.
Mas na contramão das aberrações de mercado existem as empresas inteligentes que não seguem os padrões comuns, utilizando de referências que alocam informações pertinentes ao desenvolvimento das atividades sem tolher a criatividade das pessoas.
Com esta ação é possível compreender como poucas empresas sempre são referenciadas em sua concorrência, virando o exemplo a quem desejam copiar, e aí já matam toda e qualquer chance de evoluir, pois seguirão o que a outra empresa determina e não o que a sua cultura pode oferecer como oportunidade no relacionamento com o cliente.
Neste mesmo tempo é necessário compreender que se uma das áreas é tratada de maneira diferente não há como deixar que a empresa tenha fluidez em suas ações, principalmente quando existe uma proteção àqueles que não servem de referência positiva, que trabalham excessivamente seus achismos vazios e colocam a perder o potencial produtivo da empresa em todos os níveis, já que esta área não aceita que mais alguém possua conhecimento para colaborar no desenvolvimento organizacional.
Após a concepção de uma cultura voltada à integração das áreas é fato que a criatividade passa a ser melhor aproveitada, trazendo visões distintas de cada uma das áreas para o mesmo objeto de estudo, compartilhando as diferentes percepções para a construção de um produto ou serviço que satisfaça cada cliente e lhe traga uma experiência única e que permite que este consumidor deixe a empresa fazer parte de sua vida por um ciclo maior, até que a organização deixe de se desenvolver por ter deixado de lado a cultura que a fez diferente para, meramente, copiar os concorrentes integralmente.