11 de julho de 2013

Marketing na remodelagem inteligente das hierarquias organizacionais com foco no desenvolvimento e integração das áreas

A remodelagem das hierarquias organizacionais favorece às empresas inteligentes que partem da excelência como fundamento para a construção de uma cultura voltada ao desenvolvimento e inovação, mas que requer uma compreensão mais profunda daquilo que se tem como sendo a empresa em si, trazendo então um movimento que aplica o conhecimento da maneira correta e deixa que a vanguarda de mercado seja alcançada.
Toda hierarquia inteligente tem como motor a troca de ideias, a distribuição do conhecimento e a conexão das áreas em torno de um foco comum a todos os colaboradores, mas que dificilmente é obtida pela maioria das empresas que não sabem fazer nada além de produzir.
Este cenário diferenciado da hierarquização também faz com que o desenho da estrutura organizacional fique mais amplo, eliminando alguns degraus ao mesmo tempo em que favorece o contato das pessoas com a intenção de promover o desenvolvimento de soluções.
Do mesmo modo é necessário que cada área tenha uma estruturação elaborada para o compartilhamento de informações relevantes, já que o fruto resultante da interação das áreas é o produto ou serviço que chega ao consumidor e lhe proporciona grandes experiências, mas que nem sempre são claramente enxergadas quando existe a burocracia elevada e equivocada.
Então as necessidades das áreas não se resumem somente ao recebimento de informações, mas como as demais áreas estão envolvidas no projeto, quais aperfeiçoamentos podem ser inclusos e como a proximidade traz uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes que ainda lidam com departamentos e definem pessoas como objetos de sua posse.
Além disso é visível o desenvolvimento harmonioso de estratégias que abrangem a organização como um todo, já que cada área é participante ativa do processo de desenvolvimento que se insere na cultura das empresas inteligentes, deixando para trás o mero funcionar para oferecer ao mercado novas soluções.
Contudo é preciso observar atentamente que as hierarquias não são banidas dentro das empresas inteligentes, mas são flexibilizadas a ponto de ligar todas as áreas em torno de objetivos comuns e, principalmente, com o foco nas pessoas, algo raro, e até propositadamente inviável, dentro das demais organizações.
Mesmo assim é possível notar que as empresas que flexibilizam a hierarquia não abandonam certas características que promovem a organização da empresa sob o mesmo foco, e o que é feito traz a criação de uma comunicação direta entre todos, sem que isto signifique a desordem como muitos podem achar.
Mas o fator mais interessante nas empresas que mudam o modelo rígido da hierarquia é que todos os colaboradores passam a se sentir dentro do processo produtivo, criando soluções, inovando ao trazer conceitos de outras fontes e aplicando o conhecimento em favor do desenvolvimento contínuo, tendo seus ciclos convertidos em espirais que caminham para frente.
E com a movimentação mais direta da comunicação interna existe a geração contínua de soluções, que são devidamente estudadas e analisadas sob os mais variados ângulos e visões diferenciadas das áreas, sem fugir do foco central da construção ou não do produto ou serviço.
Por isso é interessante que todos os canais de comunicação estejam sempre voltados a distribuir as informações de forma inteligente, direcionando a cada área o que é vital para o desenvolvimento de suas atividades, mas sem impedir que seus colaboradores conectem suas produções, viabilizando uma produção efetiva de soluções, ao invés de tentar encaixar trabalhos finalizados como sendo parte do mesmo projeto inicial, o que é corriqueiro e desastroso dentro de empresas medíocres.
Esta maneira de desenvolvimento também faz com que os colaboradores tragam suas experiências para o dia a dia organizacional, interagindo com os demais, ligando profundamente o desenvolvimento de ideias entre as áreas e apontando para caminhos propícios à oferta de um produto ou serviço mais interessante para o cliente, conectando-se também aos fornecedores e distribuidores de maneira mais intensa e inteligente, chegando muito próximo da formação de uma só empresa.
Além desta ação diferenciadas, estas empresas também passam a se envolver em muitas áreas, iniciando também um novo patamar de qualidade produtiva para todos, saindo na frente dos concorrentes que ainda não alinharam suas produções com seus fornecedores e distribuidores, evidenciando um diferencial que salta aos olhos e faz com que a excelência não fique delegada a uma só parte deste conjunto.
Também é primordial que todas as empresas tenham a compreensão de que o mercado se transformou em um organismo altamente ativo, onde a tecnologia empregada se desenvolve rapidamente, então nada mais natural que as estruturas organizacionais tenham que se adaptar ao hoje, sem que precisem eliminar o que construíram até hoje, e que é o desejo de muitas pessoas que não são exemplos significativos e querem que tudo no planeta seja comum, e por isso adotam metodologias em que os colaboradores e clientes são escravos de suas vontades, pois se intitulam gestores, que na prática não produzem nada.
Então as empresas mais avançadas entendem que o mercado local é influenciado diretamente pelo mercado global, independentemente de a empresa atuar em escala mundial, e é isto que os falsos gestores não gostam, pois jamais admitirão que existe outra pessoa inteligente na terra, tampouco haverá outra empresa capaz de oferecer o mesmo produto ou serviço, partindo sempre para atuações em que as pessoas viram fantoches nas mãos destes titeriteiros.
Logicamente a compreensão do organismo em que se transformou o mercado é de difícil entendimento para a maioria daqueles que não enxergam as influências globais que se encontram em seu dia a dia, enquanto que as organizações inteligentes possuem hierarquias bem estruturadas e que cultivam o desenvolvimento de soluções, seja por meio de um produto ou serviço, seja pela oferta de uma solução inteligente, que nem sempre chega às mãos do cliente, mas faz parte do que a empresa oferece no mercado.