16 de outubro de 2013

A fidelização das empresas com os clientes e o aproveitamento das oportunidades de mercado em Marketing

Uma empresa que passa a fazer parte da vida de um cliente tem como premissa o aproveitamento das oportunidades que os clientes permitiram surgir, ao mesmo tempo em que a própria empresa não se perdeu diante da diversidade do mercado global e fez com que todos os seus estudos, pesquisas, planejamentos e relacionamento com o consumidor fossem devidamente interligados e valorizados, abrindo caminho para a vanguarda de mercado.
Fazer parte do dia a dia das pessoas não é um exercício do imaginário das empresas inteligentes, pois elas conseguem estabelecer uma parceria com seus clientes que vai além do contato para a compra, trazendo ao relacionamento um estado maior e que habilita a fidelização da empresa para com o cliente.
Logicamente muitas empresas ainda se prendem à falsa fidelização, onde o consumidor vira um escravo da organização e é continuamente contatado sem que o mesmo desfrute da ação, implicando então na crescente insatisfação do cliente que, invariavelmente, migrará para o concorrente.
Isto é reflexo direto de uma estrutura mercadológica local em que ainda habita a ilusão de que o consumidor depende de uma única empresa, quando na verdade são as empresas que necessitam do cliente para viver, gerando-se a necessidade de um equilíbrio nesta relação, ponderando-se também como as ações de comunicação trarão a ambos um benefício e não um incômodo, como é de praxe.
Também é imprescindível que as empresas desenvolvam suas ações de maneira planejada, pois sair correndo atrás de todos os consumidores do planeta é a comprovação de que a organização não é séria, muito menos tem respeito pelos clientes e fará de tudo para esconder suas ações vis.
Mas é possível observar que muitas empresas seguem um caminho em que elas próprias se colocam no lugar do cliente, deixando de lado a relação exclusiva de compra e venda, partindo para um relacionamento onde empresa e consumidor são parceiros e trocam informações de maneira madura e precisa.
Com esta ação também é fato que a empresa consegue ter em seu ambiente interno a condição de criar soluções efetivas, principalmente com a constante troca de informações entre as áreas, acabando com as estruturas baseadas em caixas invioláveis e incomunicáveis que alcançam os consumidores nas empresas medíocres.
Mas estas ações não são colocadas em prática da noite para o dia, pois uma empresa que já nasce bem estruturada e voltada a se desenvolver não precisará jogar tudo o que já fez na lata de lixo, já que carrega consigo a semente que permite que o desenvolvimento com a participação ativa de seus colaboradores, fornecedores, distribuidores, clientes e concorrentes com os quais sempre aprende, independentemente do setor ou mercado em que atuem.