9 de outubro de 2013

Marketing na análise e compreensão do mercado para a oferta de produtos e serviços diante da concorrência global

A diversidade é uma condição natural dos mercados, principalmente quando a globalização teve um desenvolvimento maior e trouxe maior taxa de comércio entre as mais variadas localidades do planeta, trazendo às empresas novas experiências e oportunidades para se aperfeiçoarem e levarem seus produtos ou serviços a um público-alvo maior.
O mercado global é um território com inúmeras oportunidades a serem aproveitadas, trazendo para as empresas a necessidade de uso do conhecimento para desenvolver soluções para clientes que anteriormente eram alcançados com muito mais esforço.
Com isso, é preciso que se tenha uma percepção real do significado da globalização, que já existe há muito tempo, mas poucas pessoas são capazes de entender que os fatos históricos sempre desenharam o comércio entre nações e continentes dentro de suas possibilidades tecnológicas do momento.
E isto também traz uma necessidade de compreender como a adaptação é fundamental para que a empresa obtenha êxito em suas ações, principalmente quando sua marca sai de um mercado territorial e ganha exposição continental ou global, trazendo novas responsabilidades e oferecendo ao mesmo tempo grandes oportunidades para o desenvolvimento do negócio.
Desta maneira toda adaptação é fruto de estudos, pesquisas e aplicação do conhecimento nas empresas inteligentes, enquanto que a maioria apenas joga fora o que fazia para tentar algo diferente, perdendo a referência e criando um cenário desanimador para cada um dos colaboradores.
Mas esta tentativa eterna de tentar reinventar a roda é tão comum que já não é mais percebida por muitas pessoas, e isto leva a cometer os mesmos erros que os concorrentes, deixando para poucas empresas um mercado maior e ávido por produtos e serviços que carregam as características e atributos desejados.
Então cada oportunidade não deve ser encarada como um outro jeito de se retirar o dinheiro do cliente, mas uma forma de ampliar e aprofundar o relacionamento com cada consumidor, principalmente com aqueles que possibilitaram que a sua empresa pudesse ampliar suas atividades para outros territórios.
Só que esta ação é compreendida por poucas empresas, que preferem aprender continuamente do que se iludir com a falácia de que já sabem tudo e não precisam de mais nada.
E este comportamento organizacional só ocorre porque a cultura interna não permite que as oportunidades sejam aceitas, ainda mais quando todas as práticas são maximizadas para ludibriar os clientes no menor tempo possível, contando ainda com a propaganda enganosa que contamina o mercado.
Outro fator a se levar em conta é a capacidade com que a própria empresa se prepara para se adaptar à evolução constante do mercado, das tecnologias empregadas, dos aprofundamentos de estudos e pesquisas etc., gerando assim um ciclo espiralado que deixa a empresa se desenvolver e crescer conforme aprende e satisfaz seus clientes, independentemente da localidade em que se encontrem.
Uma oportunidade só é aproveitada quando a empresa está atenta o suficiente para percebê-la, compreendendo, analisando e trazendo-a para seu ambiente com a oferta de uma solução plausível e viável que satisfaça seus clientes antes da concorrência.