31 de outubro de 2013

A percepção inteligente da concorrência de mercado em Marketing

Toda empresa inteligente sabe que contar com concorrentes é um benefício que traz ao mercado um desenvolvimento contínuo em todos os sentidos, ampliando a visão criativa e permitindo que cada solução proposta seja amplamente fundamentada em estudos e pesquisas que farão com que seus clientes fiquem satisfeitos ao adquirir seus produtos e serviços.
A habilidade em lidar com um mercado competitivo é restrita às empresas inteligentes que diariamente tentam se diferenciar ao máximo da concorrência, buscando atender aos desejos de seus consumidores ao realizar, analisar e compreender os estudos e pesquisas que as dão informações relevantes e aplicáveis.
Mas esta visão de que os concorrentes são altamente benéficos e importantes para o desenvolvimento do mercado só é desfrutada por organizações que se inserem dentro do contexto da melhoria contínua como filosofia do negócio, aproveitando cada oportunidade para aprender, mesmo que naquele instante não necessitem colocar no mercado alguma inovação.
Além do aprendizado e desenvolvimento as empresas que sabem desfrutar da concorrência sempre alcançam as posições de maior destaque, tornando-se referência para a concorrência e usufruindo de estratégias de mercado muito mais elaboradas.
Outro fator interessante é o compromisso que estas empresas possuem internamente e com seus clientes, equilibrando suas ações adequadamente e deixando que a comunicação flua para potencializar cada oportunidade, maximizando a utilização dos mais variados conhecimentos individuais das áreas e também agregando maior valor àquilo que produzem e levam ao consumidor final.
E enquanto isso ocorre as empresas medíocres preferem utilizar práticas para que seus concorrentes sejam retirados do mercado, pois não compreendem que cada organização possui um público-alvo a atender e que nenhuma empresa do mercado global irá atender a todos os consumidores do planeta, e esta é mais uma razão para que as empresas inteligentes se beneficiem da diversidade em todos os espectros.
Deste jeito é perceptível a diferenciação que as empresas inteligentes tomam para si como parte de sua estruturação, principalmente por terem em seus ambientes colaboradores devidamente preparados e que contribuem para o desenvolvimento contínuo de todas as áreas, enquanto que as empresas medíocres criam guerras internas em que todas as suas áreas são inimigas e devem destruir umas as outras por um resultado que só as leva ao desaparecimento do mercado.
Com uma proposta diferente as empresas inteligentes conseguem se manter contemporâneas no mercado e aos olhos de seus clientes, desfrutando de uma estrutura que visa o desenvolvimento contínuo baseado no conhecimento, seu uso e aplicação, além de tornar o relacionamento com o consumidor muito mais afável e apropriado a oferecer as melhores experiências a todas as pessoas envolvidas neste processo.
Sempre que as empresas estiverem em mercados competitivos terão a oportunidade de melhorar tudo o que produzem, trazendo para seus colaboradores a chance de oferecer soluções e trocar informações que as tornem diferentes dos concorrentes, atendendo aos desejos de seus clientes e habilitando a própria empresa a se manter viva e caminhando para frente.