14 de outubro de 2013

A valorização e o uso das fontes de informação no desenvolvimento organizacional em Marketing

Estudos e pesquisas não devem ser atrelados a uma única fonte, mas é o que ocorre naturalmente dentro das empresas medíocres que diariamente se esforçam ao máximo para empurrar seus produtos e serviços para os consumidores, o que gera uma insatisfação muito maior, mas que ao mesmo tempo é parte da cultura local em que a maioria das pessoas gosta de ser enganada por se utilizar das mesmas práticas quando não estão na figura de consumidores.
Nenhuma empresa inteligente se apega a uma fonte exclusiva para obter suas informações, pois tem consciência de que a diversidade de dados fortalece suas decisões, ainda mais quando algumas nuances interferem diretamente na utilização das informações quotidianas.
Mas nem todas as empresas se dão ao trabalho de aprofundar mais seus estudos e pesquisas, achando que os dados obtidos de uma única fonte já são suficientes, mas se esquecem de que a fonte em questão nem sempre será composta por seus clientes ou admiradores, trazendo o nível do conteúdo para um patamar que se distancia daquilo que os seus clientes realmente desejam encontrar em seus produtos e serviços.
Por outro lado as empresas inteligentes também fazem uso de mais fontes de informação até mesmo para contratar seus colaboradores, não se deixando prender por um modismo e reduzindo as chances de se enganar, caminho que é trilhado no sentido oposto pelas empresas medíocres.
Além disso, as empresas que assumem suas responsabilidades também trarão para seus ambientes um cenário em que a disponibilização de informações, dados, estudos e pesquisas é parte da cultura organizacional e contribui para que todos os colaboradores troquem ideias continuamente, alcançando um nível de desenvolvimento muito mais efetivo do que seus concorrentes, pois todos estão interessados em gerar o desenvolvimento que abre caminho para que o cliente seja atendido e conte com as melhores experiências com os produtos e serviços da sua empresa.
Também é interessante observar que cada estudo ou pesquisa não é apenas um arquivo a ser ignorado dentro das empresas inteligentes, filtrando e direcionando as informações e dados pertinentes às respectivas áreas e ao mesmo tempo conectando as pessoas para que suas criatividades diferenciadas trabalhem em sintonia e sinergia.
E com as ações devidamente estruturadas e aplicadas é possível verificar que as empresas inteligentes passam a fazer parte da vida de seus clientes e alcançam um posicionamento que dificilmente será batido pela concorrência, principalmente quando as empresas inteligentes se desenvolvem acompanhando o tempo do cliente, dos produtos e serviços, da empresa e do mercado.