7 de outubro de 2013

A visão de mercado associada à melhoria contínua, das empresas e seus colaboradores, em Marketing

Colaboradores que pensam alcançam a excelência em suas atividades, fazendo com que suas percepções tornem viáveis novas soluções que desembocam em ideias aplicáveis no cenário contemporâneo e futuro, partindo de premissas que visam oferecer respostas aos problemas encontrados, pois para eles cada problema é uma oportunidade a se aproveitar.
Criar soluções é um exercício que eleva o conhecimento das pessoas ou empresas a um patamar diferenciado, deixando de lado a mera concorrência criada para prejudicar o vizinho para gerar produtos e serviços que permitirão que a empresa seja fidelizada por seus clientes.
Mas este estágio é avançado para a maioria das empresas, especialmente aquelas que visam exclusivamente o presente sem levar em conta seu passado e descartando seu desenvolvimento para o futuro, e isso tem efeito direto sobre os resultados da empresa, tanto para aquelas que conseguem dar um passo à frente amanhã, quanto àquelas que apenas funcionam dentro de um processo meramente produtivo.
Desta forma fica muito evidente que poucas empresas, assim como as pessoas, estão preparadas para administrar suas atividades com visão e responsabilidade, pois se isso não fosse realidade não haveria uma gigantesca parcela de clientes insatisfeitos e de colaboradores que entram e saem das empresas num piscar de olhos.
E quando isto se torna uma situação sem solução na maioria do tempo muitas empresas ainda acham que podem a classificar como um problema, mas todo problema possui uma solução e poucas empresas são capazes de reconhecer isso.
Por isso é fácil enumerar as empresas que são referenciais para o mercado, ainda mais quando o cliente permite ou não que uma empresa entre ou permaneça em seu foco de atenção, outro fator que normalmente é ignorado por parecer ilógico ou traz uma exigência elevada na compreensão dos estudos e pesquisas que a organização deve fazer.
Isso também traz a necessidade de uma visão mais ampla de mercado, e as empresas que contam com colaboradores que sabem promover soluções acabam por alcançar resultados maiores e melhores do que os concorrentes sem precisar se digladiar pelo mesmo público-alvo.
Outro ponto perceptível é que as empresas que se utilizam do conhecimento fazem bom uso dos filtros de informação, aproveitando melhor o tempo disponível e se adaptando mais rapidamente às novas exigências do mercado sem abandonar sua história e visão de mercado.
Além destas ações diferenciadas é possível verificar que cada colaborador não é trancado em uma caixa que o impede de se comunicar com os demais, abrindo espaço para que a troca de ideias e informações gere soluções efetivas para todas as oportunidades que se apresentam sem impedir que a melhoria contínua seja viável.