19 de outubro de 2013

A inteligência das empresas no aprendizado habilitado através do atendimento e relacionamento com o consumidor em Marketing

Todo investimento organizacional que tem como premissa melhorar o atendimento ao consumidor gera o desenvolvimento da empresa por completo, contando com colaboradores devidamente treinados e que, durante o contato com seus clientes, abrirão a oportunidade para que estas pessoas voltem a procurar a sua empresa, além de desfrutar de experiências que aprofundam o relacionamento ao individualizá-lo.
Poucas empresas investem no atendimento ao consumidor, o que as deixam diferentes dos concorrentes e permitem que seus clientes contem com uma experiência cada vez melhor a cada contato.
No entanto existem as empresas que vão para o caminho oposto, tratando todos os seus clientes do mesmo jeito, com as mesmas palavras e tudo o mais que puderem supostamente padronizar, mostrando claramente que estas organizações não passam de meras reprodutoras da mesmice que impede a satisfação do cliente.
Desta forma as empresas inteligentes sabem que todas as suas ações internas estão conectadas com o relacionamento com o consumidor, e que este relacionamento não é o fim de um processo, mas sim o início de todo o seu desenvolvimento e criação de oportunidades para satisfazer cada um de seus clientes ao oferecer mais do que produtos e serviços.
Por isso cada ação é devidamente estruturada e planejada para oferecer aos colaboradores e clientes uma experiência única, que vai além do atendimento engessado por roteiros em que uma simples pergunta do consumidor é tratada com desdém e acaba sem a resposta adequada, demonstrando que o preparo dos colaboradores, que também sai da órbita exclusiva dos treinamentos oferecidos pela empresa, é um diferencial que sempre terá como premissa gerar a satisfação de ambos os lados.
Mas este posicionamento diferenciado alcança poucos consumidores do mercado global, já que a maioria das empresas acha que o mero fato de colocar um colaborador na frente do cliente já é suficiente para ser definido como um atendimento, e são estas ações medíocres que dão inúmeras vantagens competitivas à concorrência que diariamente se pré-dispõe a aprender, compreender e aplicar o que foi absorvido com seu foco direcionado à melhoria contínua.
Com isso a existência de uma cultura organizacional humanizada também contribui para que mais e mais clientes sejam bem atendidos e encontrem a satisfação do seu relacionamento com a empresa, sendo que esta cultura só irá cumprir seu papel quando os próprios colaboradores compreenderem que diante de cada consumidor eles representam a organização em seu mais alto nível hierárquico, algo que não é visto normalmente porque a maioria das empresas não acha importante atender bem seus clientes.
O atendimento destinado ao consumidor é reflexo direto daquilo que a empresa tem a oferecer em seus produtos e serviços, enviando uma mensagem muito direta aos seus clientes quando estes estão em contato com um de seus colaboradores, podendo contribuir para o aprimoramento do relacionamento ou para a finalização do mesmo.