22 de outubro de 2013

A percepção das empresas sobre o valor de suas ações em Marketing

Uma das atividades que deve ser valorizada pelas empresas é o relacionamento, envolvendo diretamente seus ambientes internos e o mercado global, mas que poucas organizações conseguem compreender, aprender e então conhecer suas responsabilidades que as tornam mais interessantes a seus clientes.
O valor de cada atividade organizacional é igualmente distribuído dentro dos ambientes  das organizações inteligentes, enquanto que as empresas medíocres elegem áreas ou pessoas com maior ou menor valor, pois seu interesse é voltado a eterna substituição de pessoas em todos os níveis.
Mas esta visão medíocre ainda extrapola os limites das empresas e são jogados sobre seus clientes, que também são vistos como peças totalmente substituíveis a qualquer momento, e o momento em questão sempre está associado àquilo que o funcionário produz ou ao dinheiro que o cliente dá à empresa.
Desta forma resta ao mercado contar com as poucas empresas que pensam, que estruturaram suas atividades sob a ótica da excelência como premissa para sua evolução, indo além do mero funcionar para transformar as informações coletadas em produtos e serviços que deem aos seus clientes as melhores experiências.
Isto também é fruto de um constante aperfeiçoamento que não se dá exclusivamente através de treinamentos, pois cada um dos seus colaboradores é incentivado a manter contato com as demais áreas e seus respectivos colaboradores, além de tornar o aprendizado individualizado muito mais efetivo e presente nas ações que visam criar soluções cada vez mais personalizadas para cada um dos consumidores que entram em contato com a empresa.
Obviamente a personalização é devidamente limitada, concebida para não fugir às origens organizacionais ou criar situações em que um consumidor exige algo que não é produzido pela empresa, trazendo para o mercado uma visão mais ampla do próprio negócio que ela, empresa, faz funcionar.
Além desta percepção diferenciada é possível ressaltar que as empresas medíocres sempre estarão prometendo a seus clientes o que elas não produzem, elevando cada vez mais o nível de insatisfação de seus clientes, ao mesmo tempo em que elas correm desesperadamente atrás de qualquer consumidor, especialmente aqueles que não querem seus produtos ou serviços.
E com esta ação há também uma manobra para que a prática ilícita seja distribuída a todo o mercado, pulverizando neste território tudo o que é produzido sem oferecer ao consumidor certo o que ele busca, já que é mais importante tirar o dinheiro dele o mais rapidamente possível para depois jogá-lo fora.
Mas para piorar o cenário a propaganda enganosa explícita passa a infectar o mercado e então distorcer conceitos, algo que é comum dentro das empresas medíocres.