30 de outubro de 2013

Marketing no desenvolvimento de soluções através da comunicação organizacional

A comunicação organizacional deve conter elementos que a simplifiquem sem perder seu foco, aproveitando-se da sinergia entre as áreas, e seus respectivos colaboradores, com a intenção de gerar novas soluções e reduzir ao máximo os ruídos que atrapalham a compreensão das informações por esta ou aquela área, levando esta ação até o contato com o cliente e permitindo que o relacionamento com o consumidor seja uma oportunidade a ser bem utilizada dentro das atividades organizacionais.
Toda comunicação tem como premissa transmitir uma mensagem, mas os elementos que estão inseridos na mensagem devem ser de fácil entendimento, sem que para isto seja utilizado um nível simplório na construção daquilo que será transmitido.
Mas muitas empresas pecam quando não sabem como se expressar interna ou externamente, revelando uma inabilidade cultural em passar as informações relevantes sem prolongar o discurso, assim como acabam transferindo esta limitação ao relacionamento com o consumidor.
Desta maneira os concorrentes que possuem um alinhamento de comunicação interno acabam por obter resultados bem melhores, já que seus colaboradores conseguem se entender e levam este fator até o consumidor final, pois a preocupação central não é empurrar o produto ou serviço para o cliente, mas fazer com que as pessoas reduzam ao máximo suas dúvidas e desfrutem das melhores experiências disponibilizadas pela empresa.
Também fica muito claro que as empresas inteligentes não se deixam prender por modismos fúteis, tampouco ficam mudando suas ações de uma hora para outra, pois está habituadas a pensar, estudar e interagir com seus clientes de tal maneira que acabam por gerar um diálogo altamente produtivo e que traz novas oportunidades à organização com um esforço menor e muito bem focado.
E com estas ações as empresas também conseguem ampliar o espaço de contato entre suas áreas, deixando que os mais variados canais de comunicação sejam usufruídos e cumpram um papel em que a criatividade sempre é elevada ao nível mais alto por tornar mais simples a compreensão das ideias pelas demais pessoas e suas respectivas áreas.
Além disso é necessário que os colaboradores das empresas também saibam utilizar a exposição de ideias para torná-las contemporâneas aos seus públicos-alvo, demonstrando que o interesse deles está focado na oferta de uma solução que levará aos consumidores novas oportunidades para que desfrutem das melhores experiências através dos produtos e serviços adquiridos.