13 de dezembro de 2013

A cultura organizacional e o foco do aprendizado para o desenvolvimento contínuo em Marketing

Enquanto a sua empresa der atenção exclusiva àquilo que seus concorrentes estão fazendo, ela deixará de se desenvolver por não prestar atenção em si própria, deixando de lado os cuidados que deve manter para que cada uma de suas atividades seja executada corretamente e cative seus clientes, gerando assim um relacionamento que proporcione a oportunidade de aprendizado, desenvolvimento e satisfação de todos os envolvidos na concepção e construção dos produtos e serviços que chegam ao mercado.
Dar atenção demais aos concorrentes é uma ação que impede a sua empresa de observar quais são os pontos que ela pode aprimorar em seu ambiente interno, como melhorar a relação entre os colaboradores e também desenvolver um relacionamento com os clientes que valha a pena, pois todo o foco organizacional é voltado àquilo que a empresa não pode fazer, mas acha que ainda tem capacidade de interferir nas decisões do concorrente, quando na verdade deve aprender a criar sua história por si própria.
Obviamente é necessário aprender com os concorrentes inteligentes, mas isto só se torna factível quando a empresa não se prende exclusivamente à observação da concorrência, preferindo diferenciar-se ao invés de copiar descaradamente o que as outras organizações estão fazendo, mas como o mercado está repleto de empresas medíocres é muito mais fácil culpar um concorrente que se desenvolveu por ele mesmo do que a empresa prestar atenção ao que ela faz em cada uma de suas ações.
Também é fato que as mentes medíocres sempre acharão que é preciso dar atenção total ao concorrente, o que não é verdade, pois a sua empresa não vive a realidade do concorrente, e poucas pessoas se dão conta disso, criando então infinitas razões para que não façam o que devem e ainda assim encontrem tempo para jogar as suas responsabilidades sobre os outros, prática muito comum dos mercados medíocres e irrelevantes que tentam formatar seres humanos totalmente distintos.
Outro ponto interessante é a forma como as empresas que só têm olhos para os concorrentes tratam seus clientes, o que faz com que a insatisfação ganhe um status que também contém o ingrediente culpa do concorrente como componente, agregando-se também a culpa do colaborador ao lado, pois ele tratou de fazer o trabalho que lhe cabia e não deu conta de fazer o que não era de sua responsabilidade.
Isto também aponta que um mercado em que os colaboradores não passam de peças que funcionam sempre ficará à sombra daqueles que investem em conhecimento para criar produtos e serviços, indo além do mero produzir para gerar as melhores experiências para seus clientes, e este é um aspecto das empresas que possuem uma visão de mercado que contempla a aplicação do conhecimento sem que ele fique estagnado ou arquivado e inacessível.
Mas ainda assim é possível verificar o trabalho e esforço das empresas inteligentes no mercado global, onde elas preferem aprender internamente e buscam referências externas para melhorar, sem que precisem copiar o que a outra empresa faz, pois assim conseguem manter suas personalidades e culturas individualizadas e únicas, como verdadeiramente o são.
Isso também coloca em ação um fator que dá á criatividade um amplo território, que é delimitado pelo foco organizacional e a produção em sim, mas sem proibir que os colaboradores tenham no dia de hoje as ideias que poderão ser levadas aos clientes na forma de produtos e serviços, abrindo assim um caminho para que estudos e pesquisas sejam inclusos no aprendizado, seja para colocar uma ideia no mercado ou refutá-la pela inviabilidade.
Desta maneira a empresa deixa de dar toda sua atenção aos concorrentes, melhorando internamente ao ter conhecimento daquilo que ela representa e como o seu aperfeiçoamento só será viável se ela sempre mantiver suas raízes unidas ao desenvolvimento que leva aos clientes os melhores produtos e serviços antes dos concorrentes.
Uma empresa que pode aprender consigo mesma também consegue aprender com os concorrentes, mas quando a observação da concorrência é uma obsessão o seu cliente migra para outra empresa e ela para no tempo ao não fazer por ela o que deve.