14 de janeiro de 2007

Marketing integrado

As organizações buscam harmonia entre os departamentos, todos devem trabalhar em um objetivo comum, o sucesso da empresa, que ao ser atingido trará muitos benefícios para todos os colaboradores.
Uma empresa que utiliza um sistema rígido para realizar suas tarefas não pode durar muitos anos no mercado, têm uma divisão causada pela sua própria cultura interna e acaba pecando por não ter visão do que está acontecendo e quais as tendências do mercado.
Os consumidores passaram a exigir muito mais das organizações, nenhum departamento pode sair do contexto da campanha de Marketing realizada, desde a produção até o pós-venda deve-se ter a preocupação com o conjunto de ações e estratégias que irão dar ao consumidor o melhor produto ou serviço.
Dentro da organização não devem existir departamentos isolados, guardar as Informações ou esconder um ponto vital para o sucesso do que é ofertado, e conseqüentemente da empresa e todos os seus colaboradores, pode acabar prejudicando toda a cadeia envolvida.
O Marketing integrado ocorre em dois níveis:
  1. Em primeiro lugar: as diversas funções de Marketing - força de vendas, propaganda, atendimento ao cliente, gerência de produtos, pesquisa de Marketing - devem trabalhar em conjunto;
  2. Em segundo lugar: o Marketing deve ser incorporado pelos outros departamentos; eles também 'devem pensar o cliente'.
Com ações de Marketing interno, a organização pode melhorar o relacionamento entre os departamentos, expor o foco da organização como um todo e demonstrar que todos os envolvidos nos processos de criação até as vendas são parte de uma única organização.
Para que tudo isso ocorra, a organização devem estar ciente de que o Marketing interno deve preceder o Marketing externo, promovendo primeiramente a compra do produto pelos colaboradores da própria organização.