Tomar decisões é um exercício constante para o profissional de Marketing, cada dado transformado em Informação é mais um ponto para auxiliar na tomada de decisão, gerando um fluxo elevado de Informações presentes e avaliadas durante todo o processo de Marketing das organizações.
Muito mais do que simplesmente definir o caminho de uma empresa, a tomada de decisão têm um peso relevante diante do mercado altamente competitivo, a globalização elevou o conjunto de dados disponíveis para transformar em algo palpável.
Cada vez mais as organizações utilizam-se de softwares (programas específicos) para auxiliar seu gerente de Marketing a tomar decisões mais rápidas e com dados mais atuais e realmente relevantes à organização.
Existem inúmeros softwares disponíveis no mercado, especializados de acordo com o setor, o tamanho da organização, a utilização que será dada dentro do Marketing etc., alguns modelos são:
O mais importante não é ter a ferramenta certa, mas saber o que retirar de cada uma delas, por isso antes de decidir por um software deve-se conhecer a necessidade e qualidades que irão direcionar para a escolha do melhor para o seu negócio, assim como a equipe que auxilia o gerente de Marketing também deve estar qualificada para ler os dados e transformá-los em Informações úteis à organização.
Fonte: KOTLER, Philip. Administração de Marketing, São Paulo, 10ª Edição, 2004.
Muito mais do que simplesmente definir o caminho de uma empresa, a tomada de decisão têm um peso relevante diante do mercado altamente competitivo, a globalização elevou o conjunto de dados disponíveis para transformar em algo palpável.
Cada vez mais as organizações utilizam-se de softwares (programas específicos) para auxiliar seu gerente de Marketing a tomar decisões mais rápidas e com dados mais atuais e realmente relevantes à organização.
Existem inúmeros softwares disponíveis no mercado, especializados de acordo com o setor, o tamanho da organização, a utilização que será dada dentro do Marketing etc., alguns modelos são:
- Brandaid: um modelo flexível de mix de Marketing centrado em produtos de consumo cujos elementos são um fabricante, a concorrência, os revendedores, os consumidores e o ambiente geral;
- Callplan: um modelo que auxilia a equipe de vendas a determinar o número de visitas a ser feito por período a cada cliente potencial e a cada cliente regular;
- Detailer: um modelo que auxilia a equipe de vendas a determinar que clientes visitar e que produtos apresentar em cada visita;
- Geoline: um modelo que determina territórios de vendas e serviços;
- Mediac: um modelo que auxilia um anunciante a comprar mídia por um ano;
- Promoter: avalia promoções de vendas determinando vendas básicas (sem promoção) e medindo o aumento sobre essas vendas esperadas associado à promoção;
- Adcad: recomenda o tipo de anúncio a ser veiculado, a partir das metas de Marketing, das características do produto, do mercado-alvo e da situação em relação à concorrência;
- Coverstory: examina uma grande quantidade de dados de vendas coletados por terceiros e redige um memorando (em inglês) relatando os principais pontos.
O mais importante não é ter a ferramenta certa, mas saber o que retirar de cada uma delas, por isso antes de decidir por um software deve-se conhecer a necessidade e qualidades que irão direcionar para a escolha do melhor para o seu negócio, assim como a equipe que auxilia o gerente de Marketing também deve estar qualificada para ler os dados e transformá-los em Informações úteis à organização.
Fonte: KOTLER, Philip. Administração de Marketing, São Paulo, 10ª Edição, 2004.