Sempre que uma organização, em conjunto com seu profissional de Marketing, elabora estratégias para conquistar fatias de mercado mais significativa, em volume ou retorno financeiro, deve-se estar atento ao detalhe de que é preciso ter foco.
Com a concorrência global mais acirrada, atualmente, pode-se perceber que algumas organizações desejam colocar seus produtos no mercado, mas em alguns casos esquecem de analisar se há ou não mercado e consumidores para o produto ou serviço a ser ofertado.
Em determinado momento é necessário limitar o tamanho do seu mercado, elaborando um planejamento compatível com o tamanho da organização, a sua capacidade de produzir ou atender aos serviços e à quantidade de consumidores dispostos a comprar os produtos e serviços.
Este é um passo muito importante, conhecer o consumidor e o local onde ele é encontrado, para isso é necessário realizar ao menos uma Pesquisa, com a intenção de:
Conquistar um mercado, uma fatia ou um nicho é fundamental, os profissionais de Marketing devem estar atentos à diversidade disponível, são detalhes que muitas vezes as organizações não conseguem enxergar e acabam lutando por migalhas.
O maior compromisso do profissional de Marketing e de toda a organização deve ser com o consumidor, mesmo que em um número reduzido, sempre há alguém com desejos e necessidades a serem atendidos a todo momento.
Com a concorrência global mais acirrada, atualmente, pode-se perceber que algumas organizações desejam colocar seus produtos no mercado, mas em alguns casos esquecem de analisar se há ou não mercado e consumidores para o produto ou serviço a ser ofertado.
Em determinado momento é necessário limitar o tamanho do seu mercado, elaborando um planejamento compatível com o tamanho da organização, a sua capacidade de produzir ou atender aos serviços e à quantidade de consumidores dispostos a comprar os produtos e serviços.
Este é um passo muito importante, conhecer o consumidor e o local onde ele é encontrado, para isso é necessário realizar ao menos uma Pesquisa, com a intenção de:
- Quantificar os consumidores: é necessário saber quantos consumidores podem existir em uma região, bairro, estado, país ou continente, para que não haja a ilusão de um mercado totalmente disponível ao produto, é necessário conhecer o público-alvo;
- Obter Informações sobre possíveis compras: realizar a prospecção de clientes é ter em mãos dados que ajudarão a elaborar as melhores estratégias e segmentar o mercado;
- Disponibilidade de atendimento rápido: ter uma rede de Distribuição é fundamental para atender aos consumidores, especialmente quando o processo de Logística é muito importante para expor a Marca dos produtos e a empresa perante os consumidores, produtos que não estão nas prateleiras não vendem e abrem caminho para os concorrentes;
- Desejos e necessidades: entrar em um mercado sem conhecer o que é esperado por ele é jogar dinheiro fora, por isso é fundamental que a Pesquisa obtenha os dados necessários para que o profissional de Marketing possa elaborar as estratégias e verificar a oportunidade pontual naquele determinado mercado;
- Qualidade esperada dos produtos ou serviços: o público-alvo têm um nível mínimo exigido, a qualidade é fundamental e não deve mais ser evidenciada pelas organizações, pois um produto sem qualidade não é consumido, a qualidade é o mínimo de um produto ou serviço ofertado;
- Se há concorrentes naquele local: um mercado sem concorrência é o desejo de muitas organizações, mas como dificilmente elas enxergam necessidades e desejos não atendidos pela concorrência, sempre buscam estar no mesmo mercado do concorrente, reduzindo a participação de mercado e conquistando uma fatia de mercado muito pequena, um profissional de Marketing sempre busca um mercado novo.
Conquistar um mercado, uma fatia ou um nicho é fundamental, os profissionais de Marketing devem estar atentos à diversidade disponível, são detalhes que muitas vezes as organizações não conseguem enxergar e acabam lutando por migalhas.
O maior compromisso do profissional de Marketing e de toda a organização deve ser com o consumidor, mesmo que em um número reduzido, sempre há alguém com desejos e necessidades a serem atendidos a todo momento.