Todos os dias bilhões de pessoas compram e são atendidas no mundo, o mercado precisa de consumidores para sobreviver, para evoluir, criar e gerar fidelização de clientes.
Um dos pontos que mais influencia na hora de decidir pelo retorno a mesma loja é o atendimento, quando bem feito e direcionado aos desejos e necessidades do consumidor traz retorno garantido ao mercado, à organização e ao próprio consumidor.
Atender não é apenas receber o cliente para pagar sua compra, nem mesmo pegar apenas o produto requisitado e entregá-lo ao consumidor, atender é uma ferramenta que a cada dia ganha mais força dentro das organizações, deve-se ter excelência em atendimento.
O mercado dá prêmios para as empresas que melhor atendem seu consumidor, quando um cliente é bem atendido certamente recomendará esta ou aquela loja ou empresa.
Em um momento onde buscam-se diferenciais em produtos, pode-se deixar de lado o atendimento ao consumidor, que em alguns casos não necessita ser feito pessoalmente, como por exemplo:
Atender aos desejos e necessidades do consumidor torna-se cada vez mais trabalhoso, requer muitos estudos, Pesquisa e Desenvolvimento, estratégias etc.
Hoje o consumidor é tão necessário quanto a própria organização, sem ele o mercado pára e perde sua razão de existir.
O importante não é atender o cliente, mas sim ao cliente, uma diferença tão pontual que poucas empresas se dão conta disso, mas também não deve-se deixar toda e qualquer decisão nas mãos do consumidor.
Na maioria das vezes o consumidor não sabe realmente o que deseja e acaba criando produtos ou serviços sem nexo com a realidade da organização, um dos exemplos que pode demonstrar é o episódio de Os Simpsons onde Homer encontra seu irmão e acaba fabricando o carro de seus sonhos, que ao ser demonstrado para o público é motivo de piadas e não é bem aceito pelo público, pois o carro foi feito exclusivamente por e para Homer, demonstrando que o consumidor sempre necessita da ajuda das organizações para adquirir um produto que ele realmente deseje e necessite.
Atender ao cliente não é realizar todos os seus sonhos, mas fazer com que ao menos 82% de seus desejos e necessidades sejam satisfeitos no mercado e pela sua empresa, gerando a fidelização do consumidor.
Um dos pontos que mais influencia na hora de decidir pelo retorno a mesma loja é o atendimento, quando bem feito e direcionado aos desejos e necessidades do consumidor traz retorno garantido ao mercado, à organização e ao próprio consumidor.
Atender não é apenas receber o cliente para pagar sua compra, nem mesmo pegar apenas o produto requisitado e entregá-lo ao consumidor, atender é uma ferramenta que a cada dia ganha mais força dentro das organizações, deve-se ter excelência em atendimento.
O mercado dá prêmios para as empresas que melhor atendem seu consumidor, quando um cliente é bem atendido certamente recomendará esta ou aquela loja ou empresa.
Em um momento onde buscam-se diferenciais em produtos, pode-se deixar de lado o atendimento ao consumidor, que em alguns casos não necessita ser feito pessoalmente, como por exemplo:
- Telemarketing;
- Cartas;
- E-mails;
- SAC.
Atender aos desejos e necessidades do consumidor torna-se cada vez mais trabalhoso, requer muitos estudos, Pesquisa e Desenvolvimento, estratégias etc.
Hoje o consumidor é tão necessário quanto a própria organização, sem ele o mercado pára e perde sua razão de existir.
O importante não é atender o cliente, mas sim ao cliente, uma diferença tão pontual que poucas empresas se dão conta disso, mas também não deve-se deixar toda e qualquer decisão nas mãos do consumidor.
Na maioria das vezes o consumidor não sabe realmente o que deseja e acaba criando produtos ou serviços sem nexo com a realidade da organização, um dos exemplos que pode demonstrar é o episódio de Os Simpsons onde Homer encontra seu irmão e acaba fabricando o carro de seus sonhos, que ao ser demonstrado para o público é motivo de piadas e não é bem aceito pelo público, pois o carro foi feito exclusivamente por e para Homer, demonstrando que o consumidor sempre necessita da ajuda das organizações para adquirir um produto que ele realmente deseje e necessite.
Atender ao cliente não é realizar todos os seus sonhos, mas fazer com que ao menos 82% de seus desejos e necessidades sejam satisfeitos no mercado e pela sua empresa, gerando a fidelização do consumidor.