2 de junho de 2007

Marketing e a necessidade de pesquisar

Realizar pesquisas é um hábito a ser adquirido por todas as empresas, independente de seu porte ou segmento, para que sempre esteja um passo a frente da concorrência e com alguma vantagem competitiva.
Para muitas organizações a pesquisa acaba em segundo plano por desconhecerem que a própria empresa pode realizar uma pesquisa sem um investimento muito alto, dentro da própria organização existem pessoas que são capazes de criar um questionário tão bom quanto uma agência.
Mesmo assim ainda existem fatores que implicam na elaboração de uma pesquisa, são pontos fundamentais e que permitem às pessoas que irão responder uma compreensão aprofundada e correta do assunto da pesquisa.
Para que uma pesquisa possa coletar os dados corretos, as questões devem ser elaboradas cuidadosamente, com um foco sobre o objeto pesquisado, seja ele o produto ou serviço da organização e qual é o produto em questão.
Muitas pessoas têm um receio em responder pesquisas porque foram abordadas de maneira errada, tiveram que responder um número elevado de questões, foram influenciadas ou até mesmo sentiram-se obrigadas a responder.
Para evitar certos confrontos de idéias, podem ser criadas pesquisas que sejam objetivas e atendam pontos como:
  • Duração: todas as pesquisas longas dão a impressão de que a pessoa que responde perderá muito tempo respondendo, evidentemente existem pessoas que não se intimidam com a quantidade de perguntas, mas como atualmente as pessoas possuem pouco tempo disponível é melhor construir uma pesquisa de tamanho adequado e que seja respondida facilmente;
  • Vocabulário: utilizar uma linguagem pouco comum ao dia a dia do público que responde as questões é um equívoco que dá margem a interpretações que fogem do foco, deixam as pessoas envergonhadas e desta forma elas respondem sem saber sobre o que falaram, quanto mais próximo da realidade do entrevistado, melhor;
  • Número de questões e opções: estes dois fatores influenciam diretamente na disponibilidade das pessoas em responder, as questões deve ser claras, objetivas e deixar um número reduzido de opções para a pessoa, não há razões para colocar 20 opções, mas em algumas questões o simples sim e não também não auxilia muito;
  • Influência: o pesquisador não pode direcionar o entrevistado, por isso é bom que suas roupas sejam neutras (sem nome da empresa, sem crachá ou qualquer associação com a empresa, mesmo que seja um colaborador aplicando a pesquisa), para que a pessoa não tenha referências visuais de alguma marca ou organização.
Também podem ser incluídos outros pontos, que estudados pelas organizações auxiliam a criar uma pesquisa ética e sem influência externa ao entrevistado, da mesma forma há pesquisas em que as pessoas devem sabe o que é o produto para que seja feita uma mudança no mesmo ou para entender a satisfação do cliente.
Um dos pontos que mais auxilia a elaborar uma pesquisa é conhecer profundamente o público-alvo, seu comportamento, grau de instrução, faixa etária e até mesmo o local onde moram.
Todas as pesquisas são válidas quando a empresa compreende realmente a necessidade de estar em contato direto com o mercado, permitindo-se desenvolver novos produtos ou aplicações.