27 de junho de 2007

As influências das marcas em Marketing

A influência das marcas na hora de adquirir um produto é efeito de experiências individuais de cada consumidor, fazer um teste com os produtos é uma forma de comprovar o que é transmitido através da comunicação da empresa, trazendo para as mãos do consumidor informações realmente imprescindíveis e agregando valor ao produto ofertado.
Para algumas organizações ofertar produtos é simplesmente colocá-los no ponto de venda, sem preocupar-se com a continuidade do processo, que resulta em fidelização, pois estão orientadas somente às vendas.
A comparação entre produtos similares é um dos fatores que permite ao consumidor estudar muito mais um produto, conhecer suas características, seus atributos e tomar sua decisão, passando estas informações para seus amigos posteriormente.
Em mercados altamente competitivos o maior desafio é construir uma nova marca que passe a ser parte da vida de uma pessoa, onde esta pessoa se torne um advogado da marca, defendendo-a dos demais consumidores que preferem o concorrente, mas em um processo de conhecimento das demais marcas e produtos, há fatores que podem fazer com que este consumidor fiel mude para a concorrência.
Em certos casos o consumidor percorre grandes distâncias para adquirir o seu produto desejado em um ponto de vendas que lhe ofereça diferenciais, agregando mais valor para o produto e sua marca.
Com o advento da internet, e das lojas virtuais, percebe-se que os sites tornam-se fontes de referência, em boa parte dos casos, para que um cliente tome sua decisão, da mesma forma a marca irá influenciar diretamente, será o produto de uma determinada marca que irá servir de referência para a comparação.
Também existem produtos que são comuns ao dia a dia dos consumidores, acompanhando-os desde a infância até a idade adulta, passando por gerações e demonstrando a fidelização de uma família inteira, como exemplo podem ser citados os automóveis, onde os pais passam para seus filhos os motivos que os levam a adquirir uma única marca durante toda a vida, tornando-se uma tradição familiar.
Atualmente criar uma marca que tenha este poder parece impossível, um dos motivos é que os produtos tornaram-se descartáveis, alguns componentes têm uma vida útil muito curta e incentivam às trocas excessivas, da mesma forma tornam a marca mais frágil, pois na mente do consumidor todos os produtos daquela marca estragam mais rapidamente, o serviço de atendimento ao consumidor só o coloca na espera, não há uma explicação satisfatória sobre os defeitos do produto etc.
As organizações devem compreender que toda e qualquer interação com o consumidor, desde uma propaganda em revistas até o ponto de venda e depois, junto ao pós-venda, faz parte das ações de uma organização, que podem gerar mais valor para os consumidores ou então enviá-los para a concorrência.
O consumidor tende a buscar no mercado um produto em que confie, de uma marca já conhecida e que seja fiel ao seu discurso, mas ainda existem empresas que apenas produzem, sem a preocupação com o restante da organização.