Buscar informações no mercado junto aos consumidores é uma tarefa comum às organizações, com a intenção de melhorar produtos ou serviços, conhecendo quais são os desejos dos clientes e criando um relacionamento.
Ao elaborar uma pesquisa a organização deve saber exatamente o que deseja, pesquisar não é um ato de coletar dados e guardá-los em gavetas.
Atualmente existe a barreira invisível da delimitação do acesso às informações, evidentemente existem informações que podem ser protegidas, mas para que a organização compreenda melhor o mercado e como o consumidor pensa, é natural compartilhar uma informação relevante às áreas e com isso criar uma integração ao aperfeiçoar todo e qualquer processo organizacional e de relacionamento com o consumidor.
Quando uma organização trabalha isolando suas áreas acaba impondo barreiras e criando as maiores dificuldades para todos os colaboradores, gerando conflitos desnecessários e perdendo grandes oportunidades.
É aceitável ter dentro das organizações opiniões diferentes, com isso o trabalho melhora constantemente, desde que todos trabalhem conjuntamente e permitam-se auxiliar uns aos outros.
Mesmo em pesquisas específicas de certas áreas, percebe-se que seus resultados e aplicações influenciam diretamente no desempenho dos demais, pois a organização trabalha em conjunto e deve ser compartilhada.
Todos os dias são realizadas pesquisas e as informações são passadas diretamente do cliente para um vendedor, ou alguém que trabalhe em um call center, mas o que é feito com esta informação é o mais importante, em algumas organizações ela é descartada, pois a cultura da empresa esquece de levar em consideração as informações coletadas pelos colaboradores que estão em contato direto com o consumidor.
O sucesso de uma pesquisa depende da qualidade de suas perguntas, de sua elaboração e da facilidade de compreensão para qualquer pessoa que seja entrevistada, por isso é importante que uma pesquisa tenha:
A necessidade de uma pesquisa é um dos fatores que permite às organizações manter-se no mercado, enfrentando a concorrência e mantendo clientes fiéis.
Ao atender os desejos dos consumidores, a empresa coloca em prática os resultados dos estudos de mercado, seja com uma pesquisa inteiramente nova ou que traga dados históricos para enriquecer seu conteúdo.
A cada nova pesquisa existe uma melhoria natural, desde a elaboração até a abordagem do consumidor, por isso é importante que a pesquisa esteja presente e disponível para todas as áreas da organização.
Sempre que possível, deve-se realizar uma pesquisa mais profunda e outras complementares ao longo do tempo sobre um determinado produto ou serviço, para que os desejos do consumidor sejam atendidos completamente.
A pesquisa é uma grande fonte de conhecimento e traz consigo oportunidades que devem ser aproveitadas pelas organizações, gerando a união das áreas e permitindo ofertar ao mercado o melhor produto.
Ao elaborar uma pesquisa a organização deve saber exatamente o que deseja, pesquisar não é um ato de coletar dados e guardá-los em gavetas.
Atualmente existe a barreira invisível da delimitação do acesso às informações, evidentemente existem informações que podem ser protegidas, mas para que a organização compreenda melhor o mercado e como o consumidor pensa, é natural compartilhar uma informação relevante às áreas e com isso criar uma integração ao aperfeiçoar todo e qualquer processo organizacional e de relacionamento com o consumidor.
Quando uma organização trabalha isolando suas áreas acaba impondo barreiras e criando as maiores dificuldades para todos os colaboradores, gerando conflitos desnecessários e perdendo grandes oportunidades.
É aceitável ter dentro das organizações opiniões diferentes, com isso o trabalho melhora constantemente, desde que todos trabalhem conjuntamente e permitam-se auxiliar uns aos outros.
Mesmo em pesquisas específicas de certas áreas, percebe-se que seus resultados e aplicações influenciam diretamente no desempenho dos demais, pois a organização trabalha em conjunto e deve ser compartilhada.
Todos os dias são realizadas pesquisas e as informações são passadas diretamente do cliente para um vendedor, ou alguém que trabalhe em um call center, mas o que é feito com esta informação é o mais importante, em algumas organizações ela é descartada, pois a cultura da empresa esquece de levar em consideração as informações coletadas pelos colaboradores que estão em contato direto com o consumidor.
O sucesso de uma pesquisa depende da qualidade de suas perguntas, de sua elaboração e da facilidade de compreensão para qualquer pessoa que seja entrevistada, por isso é importante que uma pesquisa tenha:
- Uma seqüência: ao definir as questões, deve-se prestar atenção se as questões auxiliam a compreender o objetivo principal, não há como obter dados corretos se as questões estão embaralhadas e causam confusão na mente do consumidor entrevistado;
- Uma linguagem clara: a simplicidade é um ponto muito bem-vindo em uma pesquisa, utilizar terminologias técnicas com consumidores pode levar a erros e também traz dúvidas sobre o foco da pesquisa;
- Não pode haver influência externa: ao responder um questionário, mesmo que para uma pessoa, o consumidor têm o direito a expressar a sua opinião individual, logicamente a presença de uma pessoa pode influenciar em algumas respostas, por isso é aconselhável que esta pessoa não demonstre vínculo com produtos, serviços e empresas ao entrevistado, isto também é percebido em pesquisas feitas pela internet, onde as pessoas podem expressar sua opinião com maior precisão.
A necessidade de uma pesquisa é um dos fatores que permite às organizações manter-se no mercado, enfrentando a concorrência e mantendo clientes fiéis.
Ao atender os desejos dos consumidores, a empresa coloca em prática os resultados dos estudos de mercado, seja com uma pesquisa inteiramente nova ou que traga dados históricos para enriquecer seu conteúdo.
A cada nova pesquisa existe uma melhoria natural, desde a elaboração até a abordagem do consumidor, por isso é importante que a pesquisa esteja presente e disponível para todas as áreas da organização.
Sempre que possível, deve-se realizar uma pesquisa mais profunda e outras complementares ao longo do tempo sobre um determinado produto ou serviço, para que os desejos do consumidor sejam atendidos completamente.
A pesquisa é uma grande fonte de conhecimento e traz consigo oportunidades que devem ser aproveitadas pelas organizações, gerando a união das áreas e permitindo ofertar ao mercado o melhor produto.