15 de junho de 2007

A ameaça de limitar as informações em Marketing

Compartilhar as informações em uma organização é um exercício diário, deve ser um hábito comum e que traz vantagens para todos os colaborares, pois permite compreender cada processo e o seu impacto nas demais áreas.
Muitos acreditam que o poder está na informação, mas esquecem de compartilhar com os demais, assim como os projetos e planejamentos eram, e em alguns casos ainda são, jogados em uma gaveta.
A informação pode conter um determinado nível de poder, mas quando ela fica trancada em uma caixa, ou na cabeça de alguém, perde seu valor, o mais correto é trabalhar para que a informação compartilhada se transforme em poder.
Um ponto muito interessante e que ainda está presente nas organizações é de que somente os maiores executivos e estrategistas possuem a informação mais valiosa, o que é um dos maiores erros, pois muitas das soluções encontradas podem sair de pessoas que não mantém contato com um determinado assunto ou apenas participam de um processo produtivo.
Outros aspectos comuns às informações guardadas em segredo são:
  • A idéia é minha: em certos momentos o medo de compartilhar uma idéia e as informações já obtidas transformam o que pode vir a ser uma grande idéia em poeira, as pessoas que normalmente seguram informações têm a ilusão de manter o poder, mas quando seus colaboradores possuem um determinado nível de conhecimento, saem dessas organizações na primeira oportunidade, porque um dos seus desejos é compartilhar informações, conhecimentos e desenvolver novos produtos e serviços para auxiliar a organização a conquistar seu espaço e sucesso no mercado;
  • Limitar os resultados: esta é outra forma de evitar com que as informações circulem, até certo ponto, livremente, pois ainda existem gestores que, em suas cabeças, imaginam que se alguém procura mais dados para uma determinada tarefa, quer na verdade tomar o seu lugar, devido ao despreparo de alguns gestores e da baixa capacidade de lidar com os talentos que existem dentro da organização;
  • Olhar somente para a própria organização: esquecer de que o mercado é competitivo e que há concorrentes melhorando a cada dia pode ser comum em algumas empresas, a falta de visão e de conhecimento é presenciada e traz com isso uma cultura de que além das paredes da organização não há mais nada a não ser o consumidor.
Todas as organizações podem desenvolver novos conhecimentos ao incentivar a busca e compartilhamento de informações, hoje isto ocorre claramente com o consumidor, que compara produtos e serviços, busca opiniões de amigos e, em muitas vezes, conhece o produto tão bem que os vendedores ficam sem uma resposta quando questionados.
A globalização faz com que a cada dia o número de informações dentro de cada organização aumentem consideravelmente, trazendo tendências, perspectivas novas e permitindo que cada empresa aprenda a aprender e desenvolver seu conhecimento.
Enquanto alguns gestores deixarem as informações trancadas em gavetas, o máximo que acontecerá é necessitar em breve de novas gavetas ou reciclar o papel.