Analisar o mercado é uma das formas de encontrar novas oportunidades, descobrir nichos de mercado não atendidos e até mesmo ofertar seus produtos com diferenciais.
Diante da concorrência muitas organizações buscam mercados já saturados, tentando encontrar seu espaço e apenas dividindo o número de consumidores, reduzindo os lucros e as chances de sobreviver.
Um dos motivos que levam a entrar em um mercado já saturado é a falta de conhecimento do próprio mercado, realizar pesquisas fica em segundo plano e a organização é voltada somente para a produção, deixando de lado:
Também existem outros fatores que interferem diretamente no sucesso das organizações, como:
Enquanto a organização puder pensar há uma grande oportunidade de sobreviver e ampliar seu ciclo de vida no mercado, evoluindo e acompanhando os desejos dos consumidores.
Diante da concorrência muitas organizações buscam mercados já saturados, tentando encontrar seu espaço e apenas dividindo o número de consumidores, reduzindo os lucros e as chances de sobreviver.
Um dos motivos que levam a entrar em um mercado já saturado é a falta de conhecimento do próprio mercado, realizar pesquisas fica em segundo plano e a organização é voltada somente para a produção, deixando de lado:
- Diferenciação dos produtos;
- A compreensão real da importância do atendimento;
- Pesquisar o que o consumidor deseja;
- Que oportunidades existem;
- Como distribuir adequadamente;
- Quais são os ciclos de vida;
- Como a concorrência pode reagir.
Também existem outros fatores que interferem diretamente no sucesso das organizações, como:
- Planejamento;
- Pesquisa;
- Conhecimento;
- Visão;
- Cultura;
- Auto aprendizado organizacional;
- Integração.
Enquanto a organização puder pensar há uma grande oportunidade de sobreviver e ampliar seu ciclo de vida no mercado, evoluindo e acompanhando os desejos dos consumidores.