3 de junho de 2007

Marketing e as paredes invisíveis da organização

Compartilhar as informações em um banco de dados pode ser uma prática comum dentro das organizações, certamente agiliza a tomada de decisão e permite melhorar o relacionamento com os clientes, mas há certas informações que devem ser filtradas e repassadas para áreas específicas da organização.
O gerenciamento de informações dentro de uma organização é um dos motivos que pode levar ao sucesso ou apenas manter a empresa onde ela está e permitir que a concorrência cresça e ganhe o seu espaço no mercado.
Diante das inúmeras soluções conhecidas, em termos de bancos de dados e compartilhamento de informações dentro da organização, pode-se notar que em muitos casos a falta de visão dos impactos positivos que são obtidos com a divisão de informações faz com que a empresa pare no tempo.
Claramente há filtros que são utilizados, para cada área um tipo de informação é importante e com isso o relacionamento com os clientes torna-se o ponto-chave e traz com isto uma nova dimensão para os colaboradores.
Quando os colaboradores são convocados a participar do processo de geração de idéias a empresa acaba ganhando, naturalmente quando se trata de redução de custos no processo produtivo o pessoal da linha de produção sabe exatamente o que acontece e como resolver este problema, mas dificilmente há uma consulta com este pessoal devido aos conceitos já previamente definidos, não há qualquer intenção de ouví-los.
Até mesmo as demais áreas podem colaborar de maneira tão efetiva que alguns dirigentes das organizações têm medo do resultado, desconhecem que o poder da informação é compartilhá-la e não trancá-la em uma gaveta.
Mesmo passando por mudanças estruturais, as organizações podem desenvolver seus modelos de gestão de informações, logicamente todos devem estar preparados e compreender que o trabalho de uma área influencia diretamente na outra, o pessoal da produção sabe que seu trabalho gera um produto a ser adquirido, mas o pessoal que está no ponto de vendas em contato com os clientes deve estar ciente de que a sua relação com o cliente permite uma nova aquisição no futuro.
Um dos pontos que mais atrapalha uma organização a chegar ao sucesso é justamente o pensamento de que o trabalho de uma área não interfere no seu, mas ao pensar assim a pessoa acaba esquecendo de que para comer depende de alguém para cultivar os legumes, vegetais, que eles devem ser transportados até o mercado, que devem ser selecionados antes de chegar as prateleiras, que devem ser acomodados adequadamente e que poderá comê-los quando forem preparados pela própria pessoa ou uma empregada e que será servido em pratos produzidos pela empresa X, usando talheres da empresa Y e assim por diante, mas naturalmente as pessoas se esquecem de todo o processo que há por trás dos produtos ofertados, uma vez que sempre se habituaram a adquirir e acabam levando um pensamento de que somente elas são responsáveis pelo sucesso de uma organização.
Uma das maneiras mais fáceis de estragar uma organização é permitir que o seu desenvolvimento seja travado, proibindo que as áreas mantenham um relacionamento, como se os departamentos fossem cadeias onde os confinados não podem manter contato com a cela ao lado, este é um exemplo praticamente absurdo, mas é assim que muitas empresas ainda insistem em funcionar.
Mas ainda assim existem muitos exemplos onde a organização trabalha em conjunto, há vários casos de sucesso no mundo e quando os seus modelos de gestão são avaliados a maior surpresa é a simplicidade com a qual lidam no quotidiano organizacional.
O maior desafio do homem não é fazer algo complexo, é exatamente o oposto, porque ele sempre é estimulado a lidar com aquilo que parece impossível e esquecer do que realmente importa, a simplicidade.
Todas as pessoas podem resolver problemas complexos, mas encontrar uma oportunidade é questão de treinar a mente para enxergar o óbvio, aquilo que está muito próximo e não é enxergado devido aos vícios ganhos no decorrer da vida.
Qualquer um pode enxergar uma montanha à distância, mas perceber que as pequenas pedras irão te derrubar é algo despercebido.