8 de junho de 2007

Os estudos de mercado envolvendo Marketing

Analisar o mercado é uma das formas de encontrar novas oportunidades, descobrir nichos de mercado não atendidos e até mesmo ofertar seus produtos com diferenciais.
Diante da concorrência muitas organizações buscam mercados já saturados, tentando encontrar seu espaço e apenas dividindo o número de consumidores, reduzindo os lucros e as chances de sobreviver.
Um dos motivos que levam a entrar em um mercado já saturado é a falta de conhecimento do próprio mercado, realizar pesquisas fica em segundo plano e a organização é voltada somente para a produção, deixando de lado:
  • Diferenciação dos produtos;
  • A compreensão real da importância do atendimento;
  • Pesquisar o que o consumidor deseja;
  • Que oportunidades existem;
  • Como distribuir adequadamente;
  • Quais são os ciclos de vida;
  • Como a concorrência pode reagir.
Um dos fatores que leva ao sucesso é estudar constantemente o mercado, aprender com as outras organizações e perceber como melhorar continuamente todos os processos dentro da organização.
Também existem outros fatores que interferem diretamente no sucesso das organizações, como:
  • Planejamento;
  • Pesquisa;
  • Conhecimento;
  • Visão;
  • Cultura;
  • Auto aprendizado organizacional;
  • Integração.
Como a competição entre as organizações tornou-se global, percebe-se que o modo de lidar com a concorrência é completamente diferente, sempre há o que melhorar, seja em seus produtos ou serviços, em áreas de produção, de comunicação, reduzir custos de forma inteligente, fidelizar consumidores e permitir que novas oportunidades sejam percebidas constantemente.
Enquanto a organização puder pensar há uma grande oportunidade de sobreviver e ampliar seu ciclo de vida no mercado, evoluindo e acompanhando os desejos dos consumidores.