13 de julho de 2007

Estudos da comunicação em Marketing

Integrar as áreas de uma organização através da comunicação é um dos desafios dos gestores, que inicialmente pode trazer uma resistência muito forte, mas que, quando bem estruturada e aplicada permite que todos possam compreender realmente a importância de se formar um conjunto de pessoas, e suas respectivas áreas, em busca do sucesso no mercado.
É natural que haja uma grande diferenças entre os termos e linguagem utilizadas em cada área, e que também interferem diretamente na comunicação, por haver um desconhecimento da área vizinha, mesmo dentro de uma organização que acha estar bem integrada.
Não há como uniformizar a linguagem de todas as áreas, mas há como realizar um trabalho de integração entre as pessoas, ensinando-as que o trabalho que ela realiza depende de outras pessoas e é necessário para outras, formando um ciclo onde cada colaborador interfere diretamente no resultado do outro.
A preocupação com a integração completa de todos os colaboradores é fundamental para que a organização possa melhorar continuamente, evitando a competição entre "departamentos", muito natural em empresas onde o correto é ser o inimigo de quem se está ao lado.
Muitas organizações deixam de existir por comportamentos onde cada pessoa dentro dela não pode ter um amigo, todos os colaboradores são incentivados a derrubar o outro, e depois ninguém mais sabe porque os resultados são muito pequenos.
A interação entre pessoa é parte da vida de todos, logicamente existem pessoas que preferem trabalhar sozinhas, mas isto não as impede de manter um contato com outras, mas dentro de uma organização não há espaço para rivalidades que não levam a nada, discordar de um ponto de vista faz com que todos aprendam mais, desde que haja fundamentos no ato da discordância.
Outro ponto interessante é que cada um responde de uma forma única a um estímulo de comunicação dentro da organização, talvez neste ponto é que seja necessário trazer para o seu lado a simplicidade na linguagem, seja ela escrita ou falada.
A comunicação está presente em qualquer área da organização, deve integrar todas elas e permitir que sua compreensão seja fácil, desde as pessoas da linha de produção até o presidente.
Dentro da comunicação podem ser analisados pontos como:
  • O que será comunicado;
  • Quem é o público-alvo da comunicação;
  • Que meios serão utilizados;
  • Que linguagem será utilizada;
  • Como será o canal para retirar possíveis dúvidas;
  • A necessidade da comunicação;
  • Que ruídos podem surgir.
Cada organização tem uma forma de avaliar a sua comunicação, tomando sempre os devidos cuidados para informar corretamente e permitir que a próxima comunicação seja melhor.