12 de julho de 2007

As escolhas do cliente em Marketing

Deixar seu cliente escolher pode ser uma decisão difícil de ser tomada, mas quando você compreende realmente a importância de oferecer o que é desejado, há uma chance maior de obter sucesso em um mercado altamente competitivo.
O cliente detém o poder da informação, nenhuma organização pode interferir na aquisição da informação por parte de seus clientes, mas pode auxiliá-los a encontrar mais rapidamente as respostas para suas questões, aumentando assim a chance de fidelizá-lo ou mesmo prospectar clientes futuros.
Muitas organizações deixam o seu foco direcionado para o mercado, algumas preferem direcioná-lo para o cliente, obtendo maiores vantagens, é compreensível que cada organização tem seu método de trabalho, mas hoje, as maiores decisões são tomadas em parceria com seus clientes.
A influência de uma informação, passada de cliente para cliente, é muito mais poderosa do que aquela enviada pela organização, é assim que todos, ou quase todos, tomam decisões diariamente.
Para que os clientes sintam-se realmente valorizados ou percebidos é necessário estar em sintonia com seus pensamentos, seus sonhos, seus desejos e sentimentos, mas o mais importante é a organização ter consciência de que todas as suas ações passam mensagens aos consumidores, dando-lhes informações preciosas.
Por outro lado existem clientes que preferem um contato altamente comedido, e isto deve ser conhecido pela organização, uma vez que todos os clientes são diferentes, mas podem ser formados grupos de consumidores que têm desejos muitos similares.
A comunicação torna-se vital, independente de seu meio utilizado, existem clientes que gostam de receber um telefonema, outros e-mails, ou cartas etc.
Mas como compreender melhor o consumidor para melhor atendê-lo é um ato de estudos contínuos sobre seus comportamentos, seus desejos e até mesmo a forma como enxergam os produtos ou serviços.
Os clientes podem escolher atravessar a cidade para ir até uma determinada loja, porque gostam do ambiente, são bem atendidos e até mesmo recebem um tratamento único, fazendo com que se sintam realmente valorizados.
Logicamente a internet é um grande veículo que começa a ganhar muito mais força a cada dia, atualmente há uma oferta de produtos muito grande em sites especializados, ou mesmo da empresa, tudo isto deve ser levado em conta e o cliente deve desfrutar de opções de entrega e formas pagamento, pois tudo depende do desejo do consumidor.
Há consumidores que desejam receber os produtos o mais rápido possível, quase que imediatamente, o que é uma escolha sua, então você deve deixar em aberto esta opção, mas também deve permitir que muitos clientes escolham receber o produto em um prazo moderado, não há uma urgência, mas um prazo mediano é requerido e por final existem aqueles que ficam satisfeitos com o prazo de entrega normal.
Então percebe-se que a ação de ofertar a escolha é fundamental atualmente, mas isto implica diretamente em áreas como a logística, pois os prazos não podem ser elaborados em opiniões do tipo "eu acho", todo o estudo deve ser feito, qual é o melhor trajeto a utilizar, que unidade irá entregar o produto, que veículo será utilizado etc.
Você pode deixar seu cliente escolher abertamente inúmeros pontos dos produtos ou serviços ofertados, mas deve estar ciente que não há mágicas, e sim muitos estudos direcionados para que o cliente possa receber realmente o que deseja, especialmente quando uma empresa promete entregar o melhor.