24 de julho de 2007

A cultura e o sucesso em Marketing

Fazer com que todos os colaboradores estejam integrados e compartilhem do mesmo foco pode parecer difícil, inicialmente à cultura de cada um deve ser muito similar à cultura organizacional, seus valores devem estar alinhados e o crescimento individual auxilia no sucesso conjunto.
Em certos casos a cultura da organização é totalmente oposta a de seus colaboradores, o que pode parecer muito estranho inicialmente, mas que é muito comum de acontecer.
Muitos colaboradores selecionam o local onde irão prestar seus serviços por ser uma empresa que tem destaque no mercado, onde poderá levar o nome da empresa junto ao seu e acaba se esquecendo do principal, como é aquele ambiente onde ela está preste a ser inserido.
Um dos pontos mais visíveis das escolhas equivocadas é justamente não perceber se o ambiente organizacional é similar aos seus valores, à sua cultura ou até mesmo ao seu estilo de comportamento, normalmente você acaba encontrando mais dificuldades ao entrar em uma organização que possui características diferentes das suas, onde você imagina para si próprio “eu não faria desta forma” ou “eu não posso fazer isso com as pessoas”, mas muitas vezes isso só aparecer com o tempo e quando aparece é um grande choque.
Cada indivíduo faz suas escolhas, em boa parte destas escolhas não houve um estudo, um conhecimento mais aprofundado da situação, a pessoa acha que está bom e ponto final, esquece de pensar e acaba frustrada.
Por outro lado, as empresas também são responsáveis por acontecimentos assim, pois acaba esquecendo que o seu contato com o mercado é realizado por seus colaboradores, então inúmeros pontos podem ser enumerados como a causa da insatisfação, do colaborador e da empresa, mas que nenhum dos lados está preocupado em resolver.
Em um mercado altamente competitivo e com muito pouco tempo disponível, especialmente devido à falta de planejamento, as organizações não se preocupam em ambientar seus novos colaboradores ou então manter a integração entre eles.
Um dos grandes exemplos que pode ser citado sobre a ambientação à cultura organizacional é a Toyota, onde o novo colaborador é levado a conhecer toda a estrutura da fábrica, conhece todos os processos, é realmente inserido no ambiente organizacional e com isso eliminam as pequenas diferenças existentes entre as culturas e valores de ambos.
O que pode ser imaginado é que isto só pode funcionar no Japão, logicamente os japoneses estão à frente dos demais por elaborarem um planejamento e segui-lo completamente, chegando a este resultado e mostrando que um trabalho iniciado há mais de 50 anos é o principal responsável pelo seu sucesso.
Muito mais importante que a cultura organizacional é a cultura de seu povo, onde a disciplina, dedicação e determinação permitem o sucesso.
O sucesso não é conquistado somente com o planejamento, mas começa no planejamento, pois quando você sabe onde está, para onde quer ir e que caminho tomar, tudo fica mais fácil e todas as ações necessárias são tomadas adequadamente.