Elaborar o planejamento deve ser algo natural e sempre presente nas organizações, mas o que acontece em muitos casos é o desconhecimento das vantagens de se desenhar como tudo irá funcionar, como tudo estará integrado e que ferramentas serão utilizadas para mensurar os resultados e o funcionamento dos processos.
Para que um planejamento acabe obtendo o efeito correto é necessário:
Para que um planejamento acabe obtendo o efeito correto é necessário:
- Realizar pesquisas constantemente: desta forma a organização sempre manterá seus bancos de dados atualizados, acompanhando o crescimento de mercado;
- Buscar informações de mercado que apontem as tendências: quais serão os produtos que o consumidor irá desejar durante o ano;
- Conhecer os desejos do consumidor: sem as informações corretas não há como entregar ao consumidor o objeto dos seus desejos;
- Realizar treinamentos com todos os colaboradores: todos devem conhecer o planejamento, para que cada processo seja executado da melhor forma e traga os resultados projetados;
- Acompanhar o funcionamento das ações descritas no planejamento: nenhum planejamento é elaborado de maneira perfeita da primeira vez, o que leva a determinar que seu acompanhamento traga a possibilidade de melhorar alguns pontos ou mesmo corrigir eventuais falhas;
- Aprofundar o conhecimento das estratégias dos concorrentes: conhecer as demais empresas do mercado auxilia a tomar decisões e traz para dentro da organização informações altamente relevantes, principalmente para que a sua empresas não seja apanhada de surpresa.