9 de julho de 2007

Marketing para elaborar a comunicação

Utilizar as mais variadas formas de comunicação para enviar mensagens aos seus consumidores é um exercício diário das organizações e que requer muitos cuidados, pois uma simples palavra pode distorcer todo o sentido e dar aos concorrentes uma oportunidade.
As organizações devem manter um contato constante com seu consumidor, sem que isto seja feito de forma a incomodar o cliente, cada consumidor é diferente e recebe estímulos distintos, sendo possível compor grupos e direcionar a comunicação.
Diariamente os consumidores recebem inúmeras formas de comunicação, mas somente algumas podem lhes chamar a atenção, lembrando-lhes de algo que precisam adquirir.
Uma pesquisa indica qual é a melhor forma de comunicação que se deve utilizada para enviar a mensagem desejada para os consumidores, levando em conta fatores como:
  • O meio de comunicação: cada público-alvo requer cuidados específicos, por isso é muito importante causar um impacto positivo em todas as situações, então as organizações podem encontrar o ponto ideal para passar a sua mensagem, seja em um jornal, uma revista, um outdoor e até mesmo na internet;
  • Qual é a mensagem: as palavras são interpretadas de forma única, cada pessoa têm a sua maneira de compreender o que está inserido na mensagem, portanto é importante transmitir algo simples de ser lembrado e que informe o consumidor;
  • Os objetivos da comunicação: toda comunicação tem uma função, que pode ser elaborada para promover os produtos e serviços da organização, bem como ela própria, mas que devem estar bem claros para o consumidor e, normalmente, não são misturadas;
  • Como mensurar o efeito da comunicação realizada: comunicar sem esperar um resultado é incompreensível, toda e qualquer ação deve ser passível de se mensurar, pois os investimentos têm como propósito um retorno igual ou superior ao valor inicial;
  • Qual é o público-alvo: diante das características diferenciadas de cada público, percebe-se que a forma de compreender qualquer forma de comunicação é diferente, a faixa etária permite distinguir os elementos que compõem a mensagem, as informações passadas etc.
Cada organização deve compreender muito bem os desejos de seus consumidores, desde a criação dos produtos e serviços até a forma de comunicar a sua existência.
A comunicação entre a empresa e o cliente sempre passa por interferências externas, têm ruídos que levam a distorção do conteúdo e interpretações diferentes do contexto original.
Em um mercado globalizado os estudos direcionados a comunicação devem ser mais aprofundados, apontando as diferenças entre os consumidores, levando em conta todas as variáveis, desde as palavras utilizadas até a forma como o consumidor recebe a informação.