28 de julho de 2007

A influência do conhecimento em Marketing

Sem a informação não há como compreender o mercado, não há como conhecer o consumidor e atender aos seus desejos, da mesma maneira é possível perceber que diariamente algumas ações das empresas são tomadas com base em suposições sem base ou mesmo copiando a concorrência.
Logicamente os concorrentes estudaram o mercado, buscaram informações em pesquisas, em dados históricos e agruparam dados relevantes para tomar uma decisão, da mesma forma há organizações que apenas observam os concorrentes e imitam suas ações.
Como é sabido nenhuma organização é igual às outras, sequer é parecida, então não há motivos para copiar as estratégias, mas é o que ocorre quando o planejamento não é desenvolvido, nenhuma pesquisa é realizada e os gestores acabam achando ao invés de pensar.
Com o mercado mais dinâmico a cada dia, percebe-se que o relacionamento com os clientes pode auxiliar a encontrar as informações mais preciosas, também deve ser dada a devida atenção aos colaboradores, principalmente quando a informação torna-se um dos motivos mais importantes e que gera maior criatividade.
Também existe o outro lado, onde a sua organização pode realizar muitas pesquisas, obter muitos dados e não conseguir focar o que é realmente importante, gerando um tempo relativamente alongado para filtrar os dados e transformá-los em informações úteis.
No dia a dia todas as pessoas acabam realizando pesquisas, buscam informações em vários meios de comunicação, conversam com seus amigos, realizam testes com produtos etc., mas dentro das organizações isto parece ser deixado de lado, uma ação individual pode ser bloqueada pela própria pessoa ou mesmo por um gestor sem preparo.
Algumas organizações têm incentivado seus colaboradores a realizar pesquisas, buscar informações e gerar novos produtos ou serviços, muitas vezes é um investimento tão poderoso que muitas organizações acabam deixando de lado, pois seus colaboradores não podem criar nada ou sequer encontrar soluções mais simples, o que comprova que a própria organização acaba destruindo seu futuro no mercado.
Com a rápida evolução do mercado é natural que muitas organizações tentem recuperar o tempo perdido, mas o que acabam esquecendo é que tudo o que acontece dentro de uma organização é fruto do que foi plantado anteriormente, as ações do passado sempre irão refletir no futuro das organizações e determinarão o seu sucesso ou não.
Atualmente há muito conhecimento dentro das organizações, mas somente algumas descobriram que este conhecimento deve ser compartilhado por todas as áreas, gerando um crescimento conjunto de todos e permitindo que o planejamento seja seguido de forma a alcançar o sucesso no mercado.