11 de julho de 2007

O ato de planejar em Marketing

O planejamento é elaborado para que a empresa siga um rumo, tenha suas atividades muito bem desenhadas e integradas, gerando um compromisso entre todos os colaboradores e áreas, permitindo o alcance do sucesso no mercado e traz resultados positivos quando a cultura de todos também é alinhada com a da organização.
As organizações que têm como hábito elaborar o planejamento possuem uma vantagem com relação às demais, porque compreendem um pouco melhor o mercado, como a própria organização funciona e que passos devem ser dados a cada momento, mas somente o planejamento não é motivo de sucesso, colocá-lo em prática é apenas o início do processo, que deve envolver também os colaboradores, pois eles devem compartilhar dos mesmos valores da organização.
Um outro fator que pode indicar o sucesso ou não de um planejamento é quem o elabora ou gerencia, uma pessoa preocupada com o desempenho de todas as áreas trará para a reunião pelo menos um representante de cada área, porque sabe que o desempenho de uma área afeta diretamente a outra, se for alguém sem foco irá apenas elaborar o planejamento e jogá-lo em uma gaveta, algo ainda muito comum no Brasil, mas também existem aqueles que não elaboram planejamento, por não conhecerem as vantagens ou por achar que é tempo perdido.
Um bom planejamento não é feito com feelings, é feito com muito estudo e até mesmo a única pessoa do planeta que vive de feelings estudou muito, e é o músico Morris Albert, autor da música feelings e que até hoje colhe frutos desta canção.
O planejamento é iniciado com muitas pesquisas, conhecendo-se a empresa por dentro há uma grande chance de apontar o que pode e o que deve ser melhorado:
  • Onde os custos podem ser reduzidos na linha de produção;
  • Como melhorar o atendimento ao cliente;
  • Como assegurar que os fornecedores poderão manter o mesmo nível de qualidade;
  • Que fornecedores selecionar para ampliar a produção;
  • Como estruturar a logística;
  • Que pesquisas efetuar durante o ano;
  • Quais são as tendências do mercado;
  • Que concorrentes tomaram seu mercado;
  • Que treinamentos devem ser priorizados;
  • Qual é o ciclo de vida (do mercado, dos produtos ou da empresa);
  • Como será a distribuição dos produtos e serviços;
  • Que comunicação utilizar com cada grupo de consumidores;
  • Como fixar a marca na mente do consumidor.
Existem muitas variáveis que podem ser inseridas em um planejamento, por isso é importante ter um time trabalhando para que tudo na organização tenha um desempenho excelente, independente da área.
O planejamento não é feito da noite para o dia ou com mágica, é um exercício que começa na vida de cada indivíduo, pois alguém que não consegue programar sua própria vida não consegue programar a vida de uma organização, por isso é importante que as pessoas tenham uma cultura muito similar a da organização.