10 de outubro de 2013

A distribuição inteligente das informações no desenvolvimento de ideias e soluções com a integração das áreas em Marketing

Lidar com uma gama maior de informações é algo corriqueiro nas organizações, trazendo novas variáveis para uma ideia e reduzindo as arestas ao envolver todas as áreas no desenvolvimento de uma solução que é apresentada na forma de um produto ou serviço.
Contar com filtros para lidar com as informações é vital para que cada área receba o que lhe cabe, abrindo-se caminho para que todas as áreas também se comuniquem e troquem informações, deixando que cada foco individual das áreas contribua para o desenvolvimento de soluções inteligentes.
Também é fato que muitas empresas armazenam as informações e jamais as utilizam de forma consciente, o que é irracional, já que a diversidade e quantidade de informações é que permite a criação de produtos e serviços interessantes e contemporâneos a seus clientes.
Com isto ocorrendo os concorrentes ganham um terreno muito maior para explorar, aprendendo como se adaptar aos mercados pontuais sem deixar de atuar globalmente, mesmo que ainda existam aqueles que acham que uma empresa pode se manter completamente isolada e não sofrer as influências globais.
Então cada ação passa a ser devidamente pensada dentro das empresas inteligentes, colocando em evidência o máximo de dúvidas e questionamentos sobre uma ideia, sem que tenham que eliminá-la, pois todas as ideias sempre podem ser, e serão, melhoradas.
Deste jeito é possível observar que sempre que um determinado conhecimento é utilizado em uma área diferente existe uma parcela de resistência, pois a zona de conforto tem como premissa refutar tudo o que é novo, inovador ou diferente, ainda mais quando existe o despreparo das pessoas em aceitar que as outras também podem contribuir e ter suas próprias ideias.
Neste ponto é inevitável abolir os conflitos internos que acabam com as ideias alheias, e isto ocorre em um volume muito maior do que se imagina, pois em muitos casos uma pessoa deixa de expressar sua ideia por já conhecer o padrão que infecta a empresa e abomina qualquer desenvolvimento ou solução nova.
E com isso todas as ações das empresas incompetentes ficam amarradas sob uma única linha, passando a impressão de que não precisam mais se desenvolver porque o mercado não precisará da inovação.
Logicamente esta prática parte do processo que pressupõe a proteção das informações, principalmente dos colaboradores da própria empresa, já que se eles puderem ter ideias irão prejudicar o status quo e a empresa terá que aprender, trabalhar e se desenvolver.
E enquanto isso acontece as demais empresas apontam para o caminho oposto, abrindo ao máximo seus arquivos para que os colaboradores possam ter grandes ideias, ao mesmo tempo em que determinadas informações são preservadas, pois não são vitais para a geração de ideias, propostas ou projetos.