4 de outubro de 2013

O conhecimento, compreensão e aplicação das ideias no desenvolvimento das empresas em Marketing

Muitas ideias podem não ser aplicáveis na sua empresa, mas se encaixam perfeitamente às outras, demonstrando que a funcionalidade ou não de uma ideia vai além do que é percebido inicialmente, assim como inúmeras soluções de empresas completamente diferentes da sua podem ser estudadas, compreendidas, adaptadas e colocadas para funcionar na sua organização proporcionando um resultado positivo interessante e que faz jus à inteligência utilizada.
Ideias inovadoras são necessárias a todas as empresas, mas poucas se dão conta de que existem certas variáveis a se analisar antes de sair fazendo o que um concorrente fez, gerando muito mais distúrbios do que benefícios, além de criar um simbolismo de que tudo o que vem de fora da empresa não deve ser feito quando algo não sai como esperado.
Este tipo de ação é bem típico das organizações que não sabem lidar com o conhecimento, também fica muito evidente que a preguiça em fazer algo é elevada aos níveis mais altos, esperando que de repente surja uma solução ou que tudo se conserte sozinho.
Obviamente é preciso que a maioria das empresas tenha a capacidade, e o bom senso, de assumir suas responsabilidades, e isto só ocorre quando dentro delas existem colaboradores bem preparados e não pessoas que funcionam trivialmente.
Então a visão sobre as ideias e suas aplicações também deve mudar de contexto, pois em inúmeros casos as respostas já estavam dentro da empresa, sendo fruto da própria organização ou de outra empresa, gerando a necessidade de atenção àquilo que se faz, e que poucas empresas são capazes de realizar.
Isso também faz com que poucas empresas sejam reconhecidas pela excelência de suas ações, envolvendo também a originalidade nas ideias ou até mesmo a capacidade de estudar um concorrente e aprender que uma solução bem compreendida pode ser aplicada com êxito e trazer resultados melhores.
Mas como certos mercados são medidos pela mediocridade a ideia advinda de outras mentes é sempre tratada como descartável e insana, típico comportamento daqueles que preferem prejudicar as outras pessoas do que aprender algo, e o fazem de forma proposital e direcionada, mesmo que isto pareça impossível.
E deste modo muitos mercados, bem como suas empresas, ficam à deriva, sem saber o que fazer e tentando achar uma solução ao invés de desenvolvê-la, principalmente quando o conhecimento é banido da empresa porque ela funciona e não precisa se renovar, como se houvesse algum modelo de negócio que não precisasse se adaptar à contemporaneidade em que se encontra.
Por isso é interessante que a sua empresa não se feche para o conhecimento, aproveitando-se do aprendizado continuamente e encontrando soluções cada vez mais inteligentes, até mesmo quando os estudos são direcionados a aprender com outras empresas, independentemente do setor em que atuam.
Empresas que se esforçam para aprender conseguem vantagens competitivas sobre seus concorrentes ao encontrar ideias e soluções que diferenciam seus produtos e serviços satisfazendo seus clientes e usufruindo de cada oportunidade que se apresenta.