5 de maio de 2014

A competitividade inteligente de mercado e o aprendizado das empresas em Marketing

Todas as referências utilizadas pelas empresas podem ser benéficas de maneira integral, trazendo ao ambiente interno de uma organização as lições fundamentais para tomar ou não certas decisões, criando uma sinergia entre as áreas que promove o conhecimento através de uma comunicação relevante e que produz soluções, além de transformar a percepção sobre as ideias, que passam a ser encaradas com seriedade e são estudadas profundamente, alcançando-se ou não a viabilidade e colocando-as no momento contemporâneo em que o mercado se encontra.
Aproveitar as experiências dos concorrentes para aprender é algo raro no mercado global, ainda mais quando a cultura de 84% dos colaboradores é de não querer trabalhar, preferindo a mediocridade da mesmice em detrimento do esforço, atrapalhando as organizações de se desenvolverem e abraçando com todas as forças as burocracias estúpidas.
Mas mesmo assim há um grupo pequeno de organizações, e pessoas, que buscam na concorrência a competitividade inteligente, sem precisar eliminar a outra empresa, pois este grupo é maduro e sabe que por melhores que sejam seus produtos ou serviços não terão como atender a todos os consumidores locais e do planeta, trazendo para si uma exigência diferenciada e que oferece aos seus clientes os melhores produtos e serviços atrelados a uma experiência única e que viabiliza uma nova oportunidade de mercado para se encontrar novamente com cada uma das pessoas que as escolheram.
Por isso é interessante notar que as empresas inteligentes não estão ancoradas sobre suas certezas, mas fazem o melhor uso de suas próprias dúvidas, criando uma empatia com o aprendizado, estudos, pesquisas e trocas de ideias entre seus colaboradores que acabam promovendo um desenvolvimento que é estruturado e se torna referência às organizações que pensam antes de sair produzindo.
Obviamente o outro agrupamento prefere manter a mediocridade ao tentar barrar de todas as formas o desenvolvimento, apegando-se exclusivamente à corrupção e práticas ilícitas que manipulam as mentes limitadas e já voltadas ao plano de destruição daquilo que não foi feito por eles, o que consequentemente é visto como sem valor e tenta deixar a tudo e a todos mais comuns, como se cada pessoa ou empresa fosse comum.
Isso também é um indicador que muitos mercados são contaminados pela cultura do comum e tentam sabotar aos que pensam diferente e trabalham para gerar soluções, indo no caminho inverso e partindo para práticas em que até mesmo as pessoas se tornam coisas descartáveis.
Então é preciso saber que contar com colaboradores que saibam aprender é algo raro e faz a diferença entre empresas medíocres e as de referência, sendo que as do segundo grupo sabem que cada uma de suas ações está conectada diretamente às demais e traz resultados que podem impedi-las de manter suas atividades no mercado, algo que para as medíocres é um detalhe banal e que não deve ser levando em conta, já que a principal ação destas é ludibriar clientes através de colaboradores despreparados e totalmente adestráveis.
Toda empresa que tem colaboradores que sabem aprender ganha um desenvolvimento de soluções muito maior e analisa as viabilidades de cada ideia da maneira adequada, trazendo para a discussão cada um dos ângulos necessários para o aperfeiçoamento da proposta e também não perdem a relação com o ambiente contemporâneo externo.