6 de maio de 2014

A habilidade organizacional no tratamento das oportunidades de mercado em Marketing

Todo problema é uma oportunidade para que as empresas inteligentes desenvolvam uma solução, buscando novos conhecimentos e permitindo que seus colaboradores, devidamente preparados, possam atuar conjuntamente na construção de ideias que somam as diversas habilidades e experiências sob um foco que leva aos seus clientes muito mais do que produtos e serviços.
Manter a atenção voltada à contemporaneidade é um exercício que fortalece as empresas inteligentes, deixando-as mais vivas e abertas a conhecer novas soluções que se encaixam em cada uma das oportunidades identificadas no mercado.
Mesmo assim é possível notar que estas empresas sabem absorver o conhecimento de maneira mais proveitosa, colocando-o no cerne criativo e abrindo espaço para que seus colaboradores explorem as conexões existentes com a finalidade de criar, melhorar e desenvolver ideias, mesmo quando estas não chegam aos seus clientes diretamente.
E isto revela um jeito diferenciado de lidar com as organizações concorrentes, pois sempre há o que se aprender e ensinar, mas apenas as empresas maduras o suficiente conseguem compreender que a sua cultura não deve ser descartada por modismos, ao mesmo tempo em que deve ser adaptável sem perder sua estrutura.
Com isso o mercado também se expande, o público-alvo é devidamente atendido e a relação entre os dois lados deixa de ser sazonal e pontual para se transformar em um relacionamento contínuo que promove a troca de informações de maneira relevante.
Só que este relacionamento vai além dos encontros em lojas ou da comunicação simplista a qual muitas organizações se submetem porque acham que o cliente é propriedade delas, revelando um aprendizado que se faz além de pesquisas ou estudos de mercado e do contato de seus colaboradores em favor da geração de soluções.
E é por isso que as empresas inteligentes não se deixam abalar pelo êxito de suas ações que acarretam a consequência do sucesso, deixando que todos os seus colaboradores participem diretamente da relação com o cliente e agreguem mais do que a execução de uma tarefa no quotidiano organizacional, diferenciando-se dos concorrentes ao mesmo tempo em que os observam e aprendem.
Encontrar as oportunidades de mercado não é um exercício exclusivamente externo, colocando a organização em sinergia plena ao se tornar contemporânea às suas decisões e fazer com que sua história cresça ao compreender como o relacionamento com o consumidor não é pontual e favorece a percepção de novas oportunidades quando a visão organizacional possui foco e não ignora o ambiente que a cerca.