26 de maio de 2014

A conexão das áreas no desenvolvimento de ideias para a diferenciação dos produtos e serviços em Marketing

Todas as áreas possuem atividades interdependentes que se transformam em produtos ou serviços que competem com seus concorrentes em um mercado cada vez mais exigente, ainda mais quando o mercado global oferece inúmeras oportunidades àqueles que possuem a capacidade de criar soluções que atendam aos seus respectivos públicos-alvo com maior precisão através de uma visão apurada e apoiada na realidade.
Poucas empresas são capazes de se desenvolver continuamente, pois a maioria delas está preocupada demais com sua concorrência ao invés de dar total atenção àquilo que ela produz, conectando as áreas através de colaboradores bem preparados e que não se amarrem na pequenez tão comum dos mercados irrelevantes.
Mas isto requer uma estrutura muito bem organizada, que venha a fortalecer as competências, valorizando todos os esforços e dedicação das pessoas em aprender e aplicar seus conhecimentos e experiências no dia a dia organizacional, revelando um processo que se flexibiliza com o aprendizado e dá ao ambiente interno um motor que gera soluções ao invés de ficar culpando o outro por ser capaz de trabalhar e fazer dar certo uma ideia.
Isto também é resultado de uma consciência responsável individualizada, que dá a cada pessoa a sua compreensão e administração da própria personalidade inerente a cada ser humano, saindo do vazio igualitário que mecaniza as pessoas e as trata como meras peças de um estoque disponível no mercado que deve ser usado enquanto funciona, e este funcionar é a tradução direta de um adestramento que impede que cada pessoa seja ela própria e pense.
Por isso muitos mercados localizados são meras reproduções de uma estrutura onde pessoas são commodities, assim como alguns gênios tratam o próprio conhecimento, como se um deles fosse uma coisa e pertencesse ao recursos da empresa, vide que ainda é comum de se encontrar nas empresas um famigerado departamento de recursos humanos, local em que o adestramento é iniciado e totalmente baseado em mentiras de ambos os lados.
Desta forma as pessoas e as organizações deixam para a concorrência as oportunidades de mercado, pois os colaboradores são formatados sob mecanizações que inviabilizam a criatividade, pois elas são recursos que são usados e descartados, demonstrando que a gestão das empresas é abandonada para se criar um regime de funcionamento, e com isso dizer que as pessoas são funcionárias porque simplesmente funcionam de acordo com a linha reprodutiva da mesmice da organização.
E enquanto isso ainda dura em certos mercados existem empresas que se desvencilharam dos processos mecânicos extremos, aproveitando-se das oportunidades de mercado para aprender e fazer diferente do concorrente, tornando-se referência e favorecendo a troca de ideias no ambiente interno, estudando-as profundamente e aplicando-as ou não no presente, pois sempre existirão ideias que estão muito à frente da contemporaneidade atual.
Além disso é possível encontrar empresas que aperfeiçoam as habilidades de seus colaboradores, deixando seus pontos fortes ainda mais fortes, saindo da mediocridade que obriga o talento individual a ser renegado durante o treinamento daquilo que jamais será um ponto forte do indivíduo, mas que ainda é discurso das empresas com departamentos.
Para uma empresa sair da mesmice é necessário que ela saiba exatamente como se diferenciar, pois o público-alvo é fonte direta de informações que podem levar a estes clientes produtos e serviços únicos que geram experiências que seus concorrentes jamais conseguirão oferecer, devido à capacidade destas empresas em aprender que toda empresa é única e atende a clientes únicos, mesmo quando há o estabelecimento de um relacionamento duradouro.